Conselho Consultivo ADEALQ

Perguntas e Respostas

O que é o conselho consultivo da ADEALQ?

O Conselho consultivo é um órgão colegiado que tem por missão proteger, perpetuar e valorizar a ADEALQ. O conselho se reúne ordinariamente quatro vezes por ano e extraordinariamente quantas vezes for convocado. Sua obrigação é opinar sobre assuntos da associação e orientar a Diretoria Executiva da ADEALQ, emitindo pareceres sobre questões estratégicas no sentido de: promover e observar os objetivos da associação, zelar pelo interesse dos associados e da associação, zelar pela perenidade da instituição, cuidar para que as estratégias e diretrizes sejam implementadas pela diretoria, além de prevenir e administrar situações de conflito, visando sempre o interesse da ADEALQ. Resumindo, é uma instância que orienta, apoia, cobra e fiscaliza a Diretoria executiva.

Como é composto o conselho consultivo da ADEALQ?

O conselho consultivo é composto por 2 (dois) membros natos: o Diretor em exercício e o Prefeito do Campus da ESALQ; 6 membros eleitos e ainda 6 membros Eméritos . Os membros Eméritos são vitalícios e foram agraciados com esse título na última alteração do estatuto pelos relevantes serviços prestados à ESALQ e à ADEALQ. Eles tem direito a voz nas reuniões, mas não tem direito a voto.

Quem são os conselheiros atuais, quanto duram os mandatos?
Roberto Arruda de Souza Lima (Capao F85) , Prefeito do Campus e Durval Dourado Neto, Diretor da Esalq.

Os Membros Eméritos são: Cristiano Walter Simon (kixú F65 in memorian), Prof. Joaquim José de Camargo Engler (Meio Quilo F 64), José Amauri Dimarzio (Pé Grande F67), Luiz Mario Machado Salvi (F 80), Roberto Rodrigues (Fifi F65) e Prof. Sonia Carmela Falci Dechen (F69).

O mandato dos conselheiros eleitos é de 6 anos, com eleições à cada 2 anos, quando se renova 1/3 desse grupo de conselheiros. Atualmente são conselheiros eleitos: Antony Hilgrove Monty Sewell (Cancro F82) e Paulo Henrique Groke Junior (Grogue F82), cujos mandatos vencem em janeiro de 2027; Alexandre Lahóz Mendonça de Barros (Lagarto F90) e Claudio Tomazela (Polegar F81), cujos mandatos vencem em janeiro de 2024; Manoel Elpidio Pereira de Queiroz (Sujo F84) e Marisa Aparecida B. R. D´Arce (F79), cujos mandatos vencem em janeiro de 2027.

O conselho possui ainda suplentes, cujo mandato também vencerá em janeiro de 2024. São eles:, Kleber Marins de Paulo (Lerdo F94) e Rosa Maria Pescarin Pellegrini (F69). 

Quem pode votar e quem pode ser eleito para o Conselho Consultivo da ADEALQ?

Todos os associados, ou seja todos os ex-alunos de graduação e pós-graduação que tiverem aderido à associação, podem votar e se candidatar ao conselho consultivo. Para aderir à associação, basta se cadastrar no site da ADEALQ, gratuitamente.