Blog Esalqueanos

Xurras do Prego - Bacalhau na brasa (Prego; F85)

22/01/2022 - Por antonio augusto ribeiro de magalhães filho
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

2868 views 13 Gostei 0 Não gostei

Caros doutores, colegas e bixada, #PerseguidoresFiéis, já falamos de churrasco bovino e suíno. Hoje vamos aos peixes, com um prato nada tradicional nos braseiros: o Bacalhau!

Para quem não acredita que pode dar certo... dá sim e fica fantástico! Talvez o melhor peixe para se fazer na brasa. É necessário marinar em azeite para não ficar seco. Vamos lá:

Tudo começa na escolha de um bom lombo de Gadus mohrua, o verdadeiro bacalhau das lascas.  Deve-se dessalgar na geladeira, em água fria por três a quatro dias, trocando a água pelo menos 3 vezes ao dia. Após a dessalga você deve deixar escorrer até secar.

Coloque o lombo dessalgado para marinar em azeite e alho roxo nacional a gosto (particularmente uso de 1 a 2 dentes macerados por posta do lombo do bacalhau - postas de 300 a 350 g). Deixe marinar por 12 a 15 horas (dentro da geladeira para não correr riscos). De vez em quando movimente a vasilha para a redistribuição do azeite.

Prepare o braseiro, que leva de 30 a 40 minutos para chegar no ponto (apenas brasas com uma "nata" de cinzas). Quando está no ponto a temperatura deve ser suficiente para que a gente não suporte contar até cinco na altura em que vamos assar o bacalhau. Atingido este ponto colocamos um pouco de sal fino no bacalhau que deve estar coberto por azeite e alho, levamos à grelha para selar em todos os lados, coisa de dois a três minutos (a cor da superfície muda, é como se fosse formada uma "casquinha"). Daí a gente vira mais uma vez (dois minutos de cada lado) e pronto, hora de degustar um manjar dos deuses.

Para acompanhar recomendo arroz, batatas ao murro e um bom vinho português, tenho certeza de que vão adorar.

Não esqueça de nos visitar no Instagram: #ChurrasDoGuto #PerseguidoresFiéis #XurrasdoPrego.

PUBLIQUE NO BLOG!