Blog Esalqueanos

Três aprendizados da Copa do Mundo para você levar para seu dia-a-dia! (Xitus - F2006)

12/07/2018 - Por carolina magnabosco
372 views 0 Gostei 0 Não gostei

Sobre a Copa do Mundo, é bem verdade que ganhar ou perder não muda os problemas que o país vem passando, e que ela até vem tirando o foco de alguns acontecimentos importantes destas últimas semanas no Brasil, mas também tiramos bons aprendizados.

Primeiro: Praticar esporte é ter saúde - física e mental, é descontração, disposição, relaxamento, amizade, é trabalho em equipe, é cumprir regras e horários, saber ganhar e perder, é abdicar de algumas coisas para um bom resultado final. A Copa incentiva crianças a terem um sonho de chegar lá, o esporte as afasta das drogas e crimes, ensina disciplina e incentiva adultos a buscarem um estilo de vida mais saudável. 

Segundo: Os sentimentos de união, de igualdade, de pertencimento àquele time, àquele país são algumas das melhores sensações de nossas vidas. Desde que nascemos buscamos fazer parte de grupos. Sermos aceitos, queridos, importantes para alguém, seja no grupo familiar, escolar, profissional, no time de futebol da rua, na academia, clube é uma necessidade de todos, e a Copa nos traz isso!

Terceiro e maior aprendizado: Tradição não ganha jogo! O que ganha jogo é esforço, é vontade, é disciplina, é fazer o que precisa ser feito na hora que precisa ser feito e, sobretudo, controle emocional. Vimos várias vezes seleções não tradicionais jogando de igual para igual com grandes times e, muitas vezes, ganharem! E isso nos mostra que o físico é importante, mas a postura mental também é! Acreditar que se pode fazer é essencial para fazer, ter um plano de como alcançar isso também é!

Lembremos da posição em que o Brasil se encontrava quando o Tite entrou. E pela postura e entrevistas dele e dos jogadores e pelas propagandas na tv, fica claro que ele não só trabalhou o físico e tático dos jogadores, mas, principalmente o emocional. O Tite usou o Coaching com a Seleção! A questão da motivação, da autoconfiança, da autorresponsabilidade, do autodesenvolvimento, do trabalho em equipe, da concorrência saudável e de como usar os erros da Copa passada como aprendizado e não como martírio foram primordiais para o time sair daquela situação de baixa produtividade, lamentação e desconfiança para, primeiro, alcançar a classificação e, depois, chegar às quartas de finais. Embora desclassificado, era tido como uma das equipes mais fortes do campeonato.

Nossa principal força está na mente. Ter pensamentos positivos, estar cientes de seus pontos fortes e trabalhar para desenvolvê-los cada vez mais, ter um plano e estar motivado à ação já é meio caminho andado para o sucesso. Em muitos momentos teremos pessoas que nos desacreditam de nosso potencial, talvez até familiares e amigos, mas nós precisamos acreditar e seguir em frente. Nós precisamos saber que não há nada que nos limite, nada que nos impeça de alcançar o que queremos, mas é preciso vontade e trabalho para isso.

Não pense que porque você sempre se deu bem no colégio ou na faculdade é garantia para se dar bem na vida, lembre-se da Alemanha, campeã da Copa passada, eliminada na primeira fase!

Nosso passado não nos define e nem define o nosso futuro, nem para o bem e nem para o mal, o que manda são as decisões que tomamos hoje para alcançarmos nossos objetivos, juntamente com nossa motivação, comprometimento, disciplina e mentalidade de que é possível, de que eu consigo, de que erros do passado são oportunidades de eu recomeçar melhor e mais rápido.

Quer saber como o Coaching pode te ajudar a substituir a mudar sua mentalidade, substituir crenças limitantes por fortificantes, criar bons hábitos, desenvolver disciplina, comprometimento, motivação e autoconfiança? Me mande uma mensagem!

 11 97295 8274

carola.magnabosco@hotmail.com 

Sou Carola Magnabosco, Economista pela Esalq/USP com MBA em Gestão Estratégica e Marketing. Após dez anos atuando com gestão, projetos e inteligência de mercado em grandes consultorias e grupos agropecuários, hoje atuo como Coach especializada em Carreiras Agro.


PUBLICIDADE
APOIADORES