Blog Esalqueanos

Talentos na ESALQ em tempos de quarentena

21/05/2020 - Por diogo tau zymberg tomaszewski
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

4678 views 7 Gostei 0 Não gostei

“São tempos sombrios, não há como negar. Nosso mundo jamais enfrentou ameaça maior do que enfrenta hoje.”

A citação acima faz parte do universo Harry Potter, mas poderia muito bem ter sido dita por qualquer pessoa que vive a realidade proporcionada pela pandemia de Coronavírus. Na história do mundo bruxo, o contexto da fala é sobre o retorno de um vilão que mata milhares de pessoas por sua fome de poder. Na história do mundo real, é sobre um vírus biologicamente simples, mas bastante mutável, capaz de transformar completamente a maneira com que a sociedade se organiza e se comporta.

Nas universidades, temos um desafio: ao mesmo tempo que o Ensino se mantém, à duras penas, com atividades e aulas à distância, a Pesquisa também encontra-se, de certa maneira, fragilizada. E é nesse momento que a Extensão está se fazendo presente.

A ESALQ possui um Serviço de Cultura e Extensão, o SVCEx, que conta com a Maria de Fátima Durrer como Chefe Administrativa. É através dele que a instituição devolve à comunidade piracicabana o dinheiro investido na universidade pública.

Entre as atividades desenvolvidas, uma em especial destaca-se por ser capaz de juntar estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, servidores e comunidade externa ao campus: os Grupos Musicais. Composto pelo Coral “Luiz de Queiroz”, Coral “Luiz de Queiroz”?—?Noite, Grupo Vocal “Luiz de Queiroz” e Orquestra ESALQ, realizam apresentações abertas ao público ao longo do ano, são coordenados pela Maestrina Cintia Maria Anicchino Pinotti, Regente Titular e Diretora Artística do SVCex.

Existe um evento em especial que mora no meu coração: a Noite de Talentos. Pinturas, coleções, piadas, apresentações solo e em grupo… tudo é válido. É aqui que os participantes dos Grupos Musicais mostram todo o seu potencial artístico. E isso acontece a 16 anos, também no Salão Nobre do Prédio Central, tradicionalmente no fim do mês de maio.

Mas aí tudo mudou.

Veio a pandemia. E as aulas à distância. E cada um voltou para sua casa. E as atividades presenciais foram paralisadas. E a música, como fica?

Durante nossos ensaios, temos um cânone (isto é, uma peça de canto coral em que as várias partes repetem a parte inicial, em tempos diferentes?—?uma espécie de corrida onde a segunda voz jamais alcança a primeira) bem breve, cuja letra é a seguinte:

 

Tudo na Terra pode acabar

porém a música

porém a música 

porém a música há de ficar

 

E é isso que irá acontecer em tempos de isolamento social: a música vai prevalecer. Cantar é dar voz à emoção. É saber que existe algo tão simples que nos une enquanto seres humanos. É estar juntos no pensamento, ainda que fisicamente separados. Nas palavras de Cíntia Pinotti,

“Música faz bem. Quem toca um instrumento ou canta tem alegria, força de trabalho, disciplina, controle da respiração e das emoções. Todos esses fatores estão sendo importantíssimos nessa época que estamos vivendo de isolamento por conta da pandemia”

Na foto, a Maestrina Cíntia Pinotti em ação durante a 24ª edição do Encontro de Corais “Luzes e Vozes”. Fonte: Divisão de Comunicação ESALQ

A Noite de Talentos, no ano de 2020, irá acontecer de forma virtual, no formato de LIVE

Nos dias 04 e 05 de junho (5ª e 6ª feira), à partir das 20h, pegue sua pipoca, fique confortável no seu sofá e venha assistir à XVII Noite de Talentos - Tempo de Quarentena no nosso canal do YouTube. Serão apresentações vocais, instrumentais, textos falados e escritos, pintura, artesanato, culinária e muito mais, feitas por participantes e ex-participantes dos Grupos Musicais vindos do Brasil e do mundo todo. ESALQueanos do Peru, Itália, Estônia e até Nova Zelândia já enviaram suas apresentações!

Então não perca tempo e avise a sua família, os amigos de república, os amigos da vida, seus parentes e todos aqueles que apreciam a arte. Será um prazer compartilhar com cada pessoa um pouquinho do talento dos nossos coralistas e ex-coralistas.

Ah! Não deixe de seguir as redes sociais dos Grupos Musicais da ESALQ:

YouTube
Instagram
Facebook

#TalentosNaQuarentena #FiqueEmCasa 

PUBLIQUE NO BLOG!