Blog Esalqueanos

Representação Discente - Decente! (RG F90)

25/09/2015 - Por andré malzoni dos santos dias
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

12132 views 0 Gostei 0 Não gostei
Segundo a Wikipédia:

"Representantes discentes (RDs) é o nome dado, dentro de uma instituição de ensino superior, aos estudantes que participam dos órgãos colegiados daquela instituição. Na Universidade de São Paulo, dentre os diversos órgãos existentes, alguns exemplos são o Conselho Universitário (CO) a Comissão de Graduação (CG), a Comissão de Pós-Graduação (CPG), a Congregação e os Conselhos de Departamento.

Os Representantes Discentes devem ser estudantes da instituição e são eleitos por seus colegas (na linguagem técnica, "por seus pares") com mandato de um ano. Sua função é representar, dentro daquele colegiado, os interesses do conjunto dos estudantes. Durante seu mandato, ele é membro pleno do órgão ao qual foi eleito e participa de todas as decisões que esse órgão toma, expondo as idéias dos estudantes sobre os assuntos discutidos e votando (na linguagem técnica, os RDs tem direito "a voz e voto").

As atividades de um Representante Discente incluem ouvir e debater opiniões com os alunos sobre os diversos temas que envolvem o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, por exemplo, Grade Curricular, oferecimento de disciplinas, atividades extra-curriculares, estágios, iniciação ciêntífica, Ensino à Distância, Projeto Político Pedagógico do curso etc.

Outra atividade fundamental é a divulgação de decisões dos colegiados, comissões, Congregação, por meio das pautas e atas, áudio etc.

A participação dos estudantes nos colegiados e comissões é assegurada pela Constituição Federal, artigo 206, inciso VI, e também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, além de diversos artigos nas constituições estaduais e estatutos e regimentos das universidades federais, estaduais ou particulares."

Segundo este que vos escreve:
Uma excelente oportunidade de realmente se envolver com os temas da sua Escola, aprender com quem tem experiência e participar dos desafios presentes e projetos futuros...
Ontem participei de minha ultima reunião da Congregação como Representante dos Antigos Alunos - Foram dois mandatos consecutivos de um ano - Muito aprendi e espero ter contribuído com a casa!
Fiquei aqui a pensar no por que, pela primeira vez da historia da nossa Congregação, ficamos com a sala SEM representantes Discentes eleitos - Conquista da UNE, DCE ou sem la de quem, hoje a responsabilidade de encaminhar os eleitos para a casa...no caso a casa sendo a Congregação, Departamentos etc...é do Centro Acadêmico, no caso o CALQ.

Aparentemente houve...falta de interessados...

Tenho uma teoria:
  • O Trabalho de Representação discente, tanto em Departamentos como na Congregação...da trabalho...reuniões cansativas com temas nem sempre relacionados aos "nossos" interesses diretos e momentâneos...
  • Isso é parte da concepção ampla de ser estudante e não somente aluno matriculado -Estudante...alem de estudar, se envolve e incorpora os temas extra curriculares em seu dia a dia: AAALQ, CALQ, RD, ME, COLETIVOS ...etc...etc...etc.. que também...dão trabalho
  • É uma forma legitima, nobre e responsável de demonstrar seu AMOR pela Escola, e sua preocupação na continuidade e melhora continua de seus propósitos...
Novas eleições foram marcadas, espero sinceramente que tenhamos ESALQUEANOS (não somente Alunos matriculados ou Estudantes) na ESALQ ainda dispostos ao "sacrifício" de doar um pouco do seu tempo para contribuir com as atividades que demandam alguma colaboração coletivista e de representação! Acredito que sim - Vermelhos, Azuis, Cor de Rosa, Ativistas e Mokosados...UNI-vos!!!!

Temos que iniciar a aproximação pelas valores e interesses convergentes - Todo mundo ja sabe no que o outro "grupo" é insuportável e irredutível - Inteligência seria descobrirmos aonde temos interesses e valores comuns e lutar por eles... Não seria a ESALQ um bom tema para começarmos?

Esta lançado o desafio...

Estou a disposição para tentar ajudar. Assim como tantos outros ESALQUEANOS espalhados por ai...

Andre Dias (RG F90)
andrediasrg@me.com
19 999555549

André Malzoni dos Santos Dias (RG F90) Engenheiro Agrônomo, Consultor e Empresário, é voluntário na atual Diretoria da ADEALQ e Ex-Representante dos Antigos Alunos na Congregação da ESALQ (14 e 15), Foi Representante Discente na Congregação (88,89 e 90) e do Departamento Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) Ex Mourante da República Gato Preto e Full Back da equipe de Rugby.

PUBLIQUE NO BLOG!