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RD atento ao que é inesperado

28/09/2016 - Por vitor hugo artigiani filho
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

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Em pesquisa e desenvolvimento de produtos, precisamos manter os olhares atentos, durante todo o processo.

Não apenas para identificar e mensurar os resultados inicialmente esperados, aqueles que fazem parte do objetivo central do projeto, mas para encontrar funções ou respostas inesperadas!

No dia a dia, enquanto olhamos campos de testes, tomamos medidas, montamos planilhas e classificamos dados, tudo no plural, porque o trabalho em geral é feito em equipe. Nestas horas temos a oportunidade de encontrar (sem perder a objetividade) alguns resultados interessantes, sinais que podem ampliar a pesquisa para outros campos!

Quando são definidas as hipóteses e sobre estas preparamos protótipos (formulamos as amostras), temos a intenção de reduzir as variáveis e assim tornar viável a etapa de experimentação.

Sempre partimos para o campo de teste, com uma ideia do que procurar como resposta, quer seja o controle de um inseto, de uma erva daninha, ou a correção de alguma deficiência nutricional. Desta forma os protótipos em prova, entregam as informações que irão direcionar os próximos passos, independentemente de estarem alinhadas com nossas expectativas ou não.

Um resultado negativo não é sinônimo de algo ruim; como nem sempre o profissional que toma a decisão, sobre qual protótipo será promovido a categoria de produto comercial, é o mesmo que acompanha o dia a dia no campo. Temos as planilhas, que por melhores que sejam, não conseguem contar tudo, trazem consigo apenas o que olhos/instrumentos captam e registram.

Ao avaliar qualquer experimento, temos que atentar para as respostas a hipótese central de nossa pesquisa, mas além disso... também precisamos identificar o que pode ser classificado como "inesperado".

Acredito que alguns profissionais que leem este texto, lembram de casos onde os "resultados inesperados" apareceram, foram identificados, transformados em novos projetos e dependendo do caso, ganharam papel de destaque no portfólio das empresas onde trabalhamos.

Apesar de parecer óbvio, muitos protótipos recebem o rótulo de inconsistentes e são descartados.

Antes de finalizar, apenas um adendo: Muitas vezes, produtos já comerciais (novos ou antigos) também apresentam resultados "inesperados", abrindo oportunidades que podem ser aproveitadas de acordo com a política interna de cada empresa.

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