Do lado brasileiro, o fantástico crescimento de 27% ao ano nas nossas exportações desde 2000 baseou-se essencialmente em duas commodities –soja e minério de ferro–, que representam, juntas, 72% da pauta.
Ocorre que o setor mineral foi afetado negativamente pelo menor crescimento da China e pela mudança no modelo de desenvolvimento, antes pautado por grandes investimentos em infraestrutura.
Já o setor de produtos agropecuários tem sido beneficiado pela nova política de estimulo ao consumo interno e bem-estar das famílias.
O problema é que, com exceção da soja e do algodão, produtos em que a China assumiu a necessidade de importar, nos demais segmentos do agronegócio o país adota uma política de estímulo à autossuficiência que se traduz em elevadas barreiras ao comércio.
No caso das carnes, por exemplo, o sistema de habilitação de plantas industriais para exportar para a China é lento e opaco.
O sucesso do modelo pautado pelo comércio de commodities é evidente, mas tem limites claros à frente. São poucos produtos de baixo valor adicionado, alta volatilidade, margens apertadas e transporte ineficiente.
Certamente há formas mais inteligentes para organizar as cadeias produtivas entre a oferta de Mato Grosso e a demanda na China, seja nos aspectos relacionados a custos e valor adicionado, seja para diversificar suprimentos e reduzir riscos (climáticos e sanitários, por exemplo), seja para obter um melhor balanço de água, energia e carbono.
O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, chega ao Brasil na segunda-feira (18) para reuniões da maior importância, menos de um ano após a visita do líder Xi Jinping.
Além dos assuntos usuais de comércio, no agronegócio temos neste momento a oportunidade de posicionar as relações bilaterais em um novo patamar, realmente estratégico.
De um lado, a China fatalmente terá de diversificar a origem de seus alimentos e busca freneticamente alternativas para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor. No fim de abril, foi aprovada uma nova e rígida Lei de Segurança do Alimento.
Do outro, o Brasil precisa desesperadamente de investimentos em infraestrutura e pode agregar disponibilidade, diversidade, qualidade e segurança aos alimentos que chegam ao consumidor chinês.
O pano de fundo são a nova rota de seda (repaginada na iniciativa denominada "One Belt, One Road"), o novo Banco de Investimento e Infraestrutura, a possibilidade de parcerias estruturadas entre os grandes players brasileiros e chineses e a importância que os dois países têm dado à ideia dos Brics, que precisa deixar de ser retórica.
A China sabe olhar os seus interesses seculares como ninguém, de forma obcecada. Nossas sinergia e complementariedade são imensas. É hora de aproveitar o momento e estruturar uma parceria estratégica inteligente e de longo prazo entre os dois países
Marcos Sawaya Jank (Kusca F-84) é Engenheiro Agronômo, mestre em Master Of Sciences pela Centre International Des Hautes Etudes Agronomiques Mediterraneens (1988), doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (1996), com pós-doutorado pela University Of Missouri Columbia Agribusiness Research Institute (2000) e pós-doutorado pela Georgetown University School Of Foreign Service (2001) É especialista em questões globais do agronegócio. Atualmente trabalha na BRF em Cingapura, é ex-morador da República Kbana.
Texto originalmente publicado no Jornal Folha de SP em 16.05.2015, onde o Autor é colunista - para ler o texto original clique aqui