Blog Esalqueanos

O Trote (Celeste)

13/03/2015 - Por samuel cavalheri dal porto
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3569 views 1 Gostei 0 Não gostei
Muito tem se falado a respeito do trote.
Mas o que é o trote? Brincadeiras saudáveis onde todos se divertem e se conhecem de modo mais rápido e eficiente?
Uma excelente forma de integração daqueles que ingressam na universidade?
Se for isso, sou favorável.
Mas se sua definição for determinada pelas excessões, pela violência e humilhações, por aquilo que mais chama a atenção e ajuda a vender jornais e elevar a audiência da TV, então sou contra. Violência e humilhações são casos para a polícia e a justiça.
Para que servem os automóveis? Para transportar as pessoas de forma eficiente e segura aos seus locais de trabalho, estudo e lazer, ou para dirigir de forma imprudente causando mortes, sequelas e sofrimentos?
Para que serve a pólvora? Para abrir túneis e novos acessos facilitando o deslocamento? Ou para praticar atos terroristas, matando inocentes?
Percebe-se que a palavra trote está desgastada. Podemos chamar de outro nome, mas o que importa é o que está no interior de cada ser humano, seu coração, sua alma, seu espírito.
Quando estamos em paz com essa força interior, com a nossa essência, então vamos utilizar para o bem a pólvora, o automóvel, e tudo que existe, inclusive o trote, que nesse caso servirá para criar amizades que se estenderão para o resto da vida.
Se olharmos a coisa apenas por um lado, ela será somente boa ou somente má. Mas se olharmos de modo amplo, entenderemos que tudo depende da forma e do uso que nós lhe destinaremos.
É fácil adotar uma causa e aparecer na mídia através dela. A fama infla o ego.
Difícil é explicar, sem segundas intenções, a verdade.
Saudações esalqueanas a todos.

Celeste (Samuel Cavalheri Dal Porto) - F 1993
PUBLIQUE NO BLOG!