Blog Esalqueanos

O futuro da agricultura no passado.

12/10/2020 - Por evaldo kazushi takizawa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3374 views 12 Gostei 1 Não gostei

A visão do futuro da agricultura mostra que muitas técnicas usados antes de Cristo podem ser a solução dos problemas do presente, para amparar essa afirmação posso citar o tema abordado no "Webinar Esalq : Bionsumos na Agropecuária: políticas públicas, mercado e inovação."

Neste evento o professor José Roberto P. Parra da ESALQ citou o controle biológico para controle de pragas utilizados pelos Chineses a muitos anos atrás e como colocado por outros participantes o controle biológico deve estar acompanhada da nutrição de plantas balanceada e o uso de fertilizantes orgânicos sempre foi uma forma de melhorar os aspectos do microbioma e os microbiotas que compõe a fertilidade do solo juntamente com as características químicas e fisicas do solo.

No presente essas técnicas do passado são aplicados pelos campeões de produtividade de milho e da soja nos EUA, como fazem David Hula e Randy Dowdy que usam como prática comum a adubação orgânica em suas lavouras recordistas, assim como faz Kip Cullers que durante muitos anos mantinha o título de maior produtividade de soja, então não é apenas o controle de pragas que resgata técnicas do passado, na nutrição de plantas isso é uma realidade.

Alguns podem acreditar ser uma mera coincidência e outros espero que pensem nisso, pois nos últimos 30 anos tivemos um salto muito alto nos patamares de produtividade e agora mesmo os agricultores mais tecnificados estão vivenciando curvas de crescimento decrescentes e este pode ser um sinal de alerta para necessidade de ajustes nas técnicas agronômicas atuais e resgatar procedimentos guardados no passado e que hoje pode contribuir muito para um novo patamar de produtividade na agricultura brasileira.

Como o professor Fernando D. Andreote alertou no Webinar o amparo do controle biológico deve ter também no escopo o uso de tecnologias para preservar a saúde do solo através de técnicas para ampliar a diversidade de carbono no solo, esse mesmo tema tive oportunidade de ampliar meus conhecimentos com o longo bate papo com o Dr. Solismar Venzke Filho, Consultor em Microbiologia do Solo/ Produto Biológico/ P&D/ Inovação.

A cada dia fica mais claro que a solução dos problemas do futuro pode estar em técnicas usadas no passado, reflita sobre isso! 

PUBLIQUE NO BLOG!