Blog Esalqueanos

O Cenário dos Fitonematóides nas Lavouras do Cerrado Mato-grossense (Guaimbê)

19/05/2015 - Por evaldo kazushi takizawa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11968 views 0 Gostei 0 Não gostei

* Evaldo Kazushi Takizawa

 Na safra 2014/2015 todos os meses sem exceção as chuvas abençoaram as lavouras Mato-grossenses, ao contrário de grande parte do Brasil que vive um ano com poucas chuvas, o Mato Grosso como sempre tem nas chuvas regulares o grande fator de produção, não podemos negar que várias regiões dentro do Estado tiveram falta de chuva, mas a dimensão de nosso Estado e os diversos biomas garantem a compensação dos resultados.

A chuva favorece abundância na agricultura para o Estado, também dá oportunidade que muitos erros sejam cometidos e nem sempre a intensificação do uso do solo é sinônimo de racionalidade, isso quando os fitonematóides estão presentes e prejudicam as culturas instaladas e podem inviabilizar o sistema agrícola no médio e longo prazo.

O cenário de inviabilização da área por nematóides de galha nas culturas da soja e algodão e nematóide de cisto na soja podem ser observadas em diversas propriedades rurais, mas ainda é um tabu sugerir a redução do cultivo de grãos e algodão, principalmente da segunda safra para instalação de culturas de cobertura visando promover a produção de biomassa.

Recentemente em Rondonópolis a Sociedade Brasileira de Nematologia promoveu o VII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Nematologia foi unânime o sentimento de agravamento dos problemas relacionados com fitonematóides.

Numa situação da soja com a ocorrência de 4 fitonematóides (nematóide de cisto, nematóide de galhas, nematóide das lesões radiculares e nematóide reniforme) atacando simultaneamente em níveis elevados a possibilidade de produção é nula e entre as soluções contra os nematóides promover a atividade biológica no solo é a melhor alternativa.

Nemtoide.JPG

Quando participava de um “Workshop” sobre nematóides nos EUA, a palestra de um grande nematologista era aguardada em busca dos grandes avanços sobre manejo de nematóides, mas na frase de abertura de sua apresentação, o palestrante frustrou a expectativa de todos quando disse: “As vantagens da rotação de culturas eram conhecidas desde a Roma Antiga, isso antes de Cristo, desta forma não é hoje que venho falar de algo diferente! ”

Em suma o aumento da atividade biológica do sistema agrícola é a solução conhecida a milênios como a forma de resolver os problemas criados pela monocultura, seja isso para os fitonematóides como todos outros.

* Evaldo Kazushi Takizawa (Guaimbê F90), Engenheiro Agrônomo, F 1990 é Sócio da Ceres Consultoria Agronomica, Sócio Mantenedor da ADEALQ e Ex Morador da Republica SS Pau Torto

PUBLIQUE NO BLOG!