Blog Esalqueanos

Jovens profissionais - Entre tantas opções, como escolher que carreira seguir? (Xitus, F2006)

13/04/2018 - Por carolina magnabosco
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

10881 views 1 Gostei 0 Não gostei

Você venceu o desafio da Universidade, adquiriu conhecimentos, conheceu muitas pessoas, amadureceu e a formatura chegou! E agora? Ainda estou em dúvida sobre qual carreira seguir, como escolher meu caminho?

Ainda tenho dúvidas, gosto de várias áreas e de várias empresas, fiz estágios em muito diferentes e gostei de todos, tenho medo de escolher errado, gosto de uma área mas acho que não dá dinheiro - todas essas dúvidas são naturais no início de carreira e muitos pontos precisam ser levados em consideração. Vamos ao principal:

O que eu quero fazer daqui para frente? O que eu gosto de fazer? O que me deixa feliz? - Essas são as principais perguntas nessa hora! A escolha do curso de graduação não determina a nossa carreira, ela apenas nos dá um indicativo. Dentro do nosso próprio curso existem vários caminhos que podem ser seguidos, e o que vai determinar o meu é: o que, de tudo que eu vi e aprendi, eu gostaria de fazer?

É bem verdade que saímos perdidos da faculdade, atirando para todos os lados porque ao mesmo tempo que não sabemos ao certo o que queremos, desejamos entrar no mercado de trabalho de qualquer jeito, muitas vezes não importando em que vaga e em que empresa for. Também é normal escolhermos pelo maior salário ou pelo status do cargo ou da empresa. É natural querermos dar uma "satisfação" para nós mesmos, para nossos amigos e família.

Mas na realidade, nenhuma dessas opções funciona! A primeira porque quem não sabe para onde está indo não chega a lugar nenhum. A outra porque o seu reconhecimento e um bom salário devem ser consequência do bom trabalho que você realizar e não ser o objetivo em si. E você só consegue realizar um bom trabalho se gostar do que faz! E mais do que isso: gostar do ambiente em que trabalha, se relacionar bem com os demais colaboradores, ter seus valores e objetivos alinhados com os da empresa.

Tudo isso parece baboseira, mas não é! Vai por mim, que vou fazer 12 anos de formada e passei por muitas empresas, funções e situações. Gostar e estar feliz com o que faz, ter um ambiente de trabalho saudável e de aprendizado, ter a possibilidade de fazer amigos verdadeiros, crescer profissionalmente, ter qualidade de vida faz a diferença! E salário, nem status nenhum pagam isso!

Construímos nossa carreira aos poucos, às vezes até sem ver! Temos indicações o tempo todo! Um talento natural desde a infância ou uma brincadeira da qual gostávamos muito podem virar uma escolha para o vestibular. Na faculdade, matérias e estágios que temos mais afinidades podem se tornar a carreira que vamos seguir. Nossos professores e outros alunos formados podem nos dar dicas e nos indicar empresas com o nosso perfil. Além disso, filmes, livros, programas de TV que gostamos, profissionais que admiramos, também podem nos inspirar a seguir determinado caminho. A escolha acertada da carreira (função e empresa) está fundamentada em preferências, valores, competências e networking.

Decidido o que você gosta de fazer ou pelo menos fechando o leque para duas ou três opções que te agradam, aí é hora de pensar se tenho as competências e experiências (estágios) necessárias nessas áreas. Não adianta só gostar, é preciso saber fazer!

E se não tivermos essas competências? Aí é hora de planejar como adquiri-las e como mostrar que as outras experiências e conhecimentos que tivemos, mesmo em outras áreas, também são importantes e que podemos aproveitá-los em outros setores. Profissionais especializados em carreiras podem auxiliar nisso.

E não se esqueça: a carreira não é alguma coisa fixa, que você tem que seguir o mesmo caminho até o fim da vida. Nós mudamos, aprendemos, conhecemos outros assuntos, outros lugares, outras pessoas, enxergamos outras habilidades e possibilidades, e é natural que, com o tempo, queiramos fazer coisas diferentes, seja na mesma ou em outras áreas. Eu mesma quis e mudei várias vezes de área, embora sempre no Agro, e sou muito feliz com todas as minhas escolhas.

Interessado em saber mais? Entre em contato! 
 
11 97295 8274 
carola.magnabosco@hotmail.com       

Sou Carola Magnabosco, Economista pela Esalq/USP com MBA em Gestão Estratégica e Marketing. Após dez anos atuando com gestão, projetos e inteligência de mercado em grandes consultorias e grupos agropecuários, hoje atuo como Coach especializada em Carreiras pela Sociedade Brasileira de Coaching. 
PUBLIQUE NO BLOG!