Blog Esalqueanos

Investindo em sementes (Hulq, F-99)

27/02/2020 - Por marco lorenzzo cunali ripoli
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

1097 views 2 Gostei 0 Não gostei

Na última semana, o Trendlines Group Ltd. ("Trendlines") em Israel anunciou que seu recém-formado fundo Trendlines Agrifood Fund Pte. Ltd., fez seu primeiro aporte, investindo na empresa Equinom Ltd., focada no segmento de desenvolvimento e propagação de sementes.

 

A conscientização sobre o impacto da indústria agroalimentar sobre as mudanças climáticas é uma prioridade global e crescente.  As soluções tecnológicas serão um grande impulsionador, componente crítico de mudança e desenvolvimento na indústria agroalimentar e isso representa uma grande oportunidade para o Fundo.  A tecnologia da empresa otimiza a funcionalidade de sementes para aumentar o rendimento das plantas, promovendo maior valor nutricional e resistência à doença.  O Trendlines Agrifood Fund está investindo US$ 1.6 milhão (dentro de uma rodada de US$ 10 milhões) junto com a BASF Venture Capital, braço de investimento da empresa global de materiais e produtos químicos da BASF, em conjunto com o Fortissimo Capital – importante fundo israelense – e a Roquette, líder global em ingredientes à base de plantas para os mercados de alimentos, nutrição e saúde e pioneira em novas proteínas vegetais.

 

Os setores agrícola e alimentar estão enfrentando enormes desafios para fornecer alimentos nutritivos suficientes para uma população em crescimento, sem destruir os recursos do planeta.  A utilização da tecnologia é fundamental para fornecer soluções sustentáveis para esses desafios.  A Equinom utiliza o cruzamento tradicional com algoritmos genéticos computacionais para desenvolver novas variedades de sementes e leguminosas com precisão e a velocidades significativamente maiores.  A tecnologia se baseia em bioinformática e acelera a reprodução de sementes, alcançando novos níveis de produtividade para permitir o cultivo de culturas de alto índice proteico de forma sustentavel.

 

A Trendlines anunciou que pretende investir 66% do capital do Fundo em empresas comerciais ou em crescimento.  O investimento na Equinom está alinhado ao foco de investimento em empresas em estágio inicial com potencial para fazer uma diferença em produtividade, valor nutricional e sustentabilidade das culturas."

 

Investir em sistemas de produção de alimentos mais sustentáveis que mitigam as mudanças climáticas é primordial no enfrentamento dos desafios deste século causados pelas mudanças climáticas.  Os investimentos realizados por em empresas como a Trendlines e no Agrifood Fund representam o compromisso do uso do potencial das tecnologias agro alimentos com importante impacto positivo na pegada global para a produção de alimentos.

 

Isso acontece em um momento no qual o planeta vem sofrendo mudanças significativas e, cada vez mais, existe a necessidade de soluções sustentáveis na produção de alimentos.

 

O Agro não para!

 

Marco Lorenzzo Cunali Ripoli, Ph.D. é Engenheiro Agrônomo e Mestre em Máquinas Agrícolas pela ESALQ-USP e Doutor em Energia na Agricultura pela UNESP, executivo, disruptor, multiempreendedor, inovador e mentor. Proprietário da BIOENERGY Consultoria e investidor em empresas.  Acesse www.marcoripoli.com

PUBLIQUE NO BLOG!
PUBLICIDADE
APOIADORES