Blog Esalqueanos

Gestão de Revistas Científicas: a Visão e o Papel de um Editor-chefe (Arara)

17/04/2015 - Por luís reynaldo ferracciú alleoni
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

5308 views 0 Gostei 0 Não gostei

A gestão de uma revista científica envolve fatores ligados não só à parte científica, mas, também, à parte administrativa. Um dos principais elos da cadeia é o Editor-Chefe, que comanda a equipe editorial e precisa estar atento a todos os fatores que interferem na qualidade do periódico.

São várias as atribuições do Editor-Chefe, destacando-se: (i) Fixar o escopo do periódico: essa talvez seja a principal atribuição, uma vez que o escopo vai guiar as ações a serem desempenhadas pela Comissão Editorial do periódico. É preciso definir claramente o foco do periódico, qual seu público-alvo, qual o nível de exigência etc.; (ii) Definir a política editorial da revista: como será o processo de avaliação do periódico? como deverão agir os editores associados e/ou científicos em casos de conflito autor x parecerista? (iii) Adequar a composição da Comissão Editorial aos propósitos da revista e definir o número ideal de editores; e (iv) Elevar e manter o padrão de qualidade: o Editor-Chefe deve estar atualizado em relação a tendências na área do periódico.

O Editor-Chefe deve dar exemplo de pontualidade e imparcialidade no processo de avaliação dos manuscritos e deve estar preparado para administrar conflitos. Deve ser proativo, ou seja, deve se antecipar a eventuais problemas que possam ocorrer no processo de avaliação de artigos. É importante que esteja ciente da necessidade de atuar tanto na parte científica quanto na administrativa.

Espera-se que o Editor-Chefe selecione adequadamente, monitore e auxilie o trabalho dos Editores. Deve definir, juntamente com os editores, os itens de avaliação dos manuscritos como abrangência do estudo e sua real contribuição ao estado da arte do assunto em questão. 

Parte das atividades do Editor-Chefe é burocrática, envolvendo: (i) Definição da estrutura e dos membros da Comissão Editorial e colaboradores: Ex.: Editor-Chefe; Editor Científico; Editor-Gerente; Editores de Área; Secretária; Diagramador; Estagiários etc.; (ii) Atuar para proteger tanto os direitos do(s) autor(es) como os dos pareceristas, contribuindo para a comunicação objetiva e profissional entre as partes. 

Apesar de não ser a principal atribuição, geralmente recai sobre os ombros do Editor-Chefe o gerenciamento dos recursos financeiros. Para tanto, deve conduzir projetos para captação de verba junto aos órgãos de fomento e, na medida do possível, captar patrocínio para a revista. 

Periodicamente, é conveniente realizar reuniões com a Comissão Editorial. Nesse caso, o Editor-Chefe deve (i) Convocar e presidir as reuniões do Corpo Editorial; (ii) Preparar a pauta das reuniões com a ajuda da secretaria; (iii) Avaliar sugestões prévias dos Editores científicos; (iv) Deliberar sobre implementações de mudanças sugeridas pela Comissão Editorial junto aos funcionários administrativos; e (v) Propor ao Conselho Editorial estratégias para melhoria do seu posicionamento junto aos indexadores nacionais e internacionais.

Deve partir do Editor-Chefe decisões importantes como a decisão de passar para inglês: vale a pena?? A decisão vai passar pelo escopo, pela abrangência da revista e pela definição de seu público-alvo. Muitas vezes o Editor-Chefe se vê obrigado a debater o tema em sua instituição ou Sociedade Científica, pois é um assunto controverso, embora de forma geral a mudança para língua inglesa tenha se mostrado extremamente eficiente para aumentar o fator de impacto das revistas científicas brasileiras de abrangência internacional.

Outro ponto de grande importância é o treinamento de pessoal. É preciso investir permanentemente na formação do pessoal de apoio, envolvendo principalmente cursos de editoração, diagramação, cursos de redação científica, de língua inglesa e de secretariado etc.

O sucesso de um periódico na comunidade científica depende de uma série de fatores, que envolvem autores, editores, diagramadores etc. Nesse processo, a atuação do Editor-Chefe é determinante, pois ele(a) deve gerenciar de forma eficiente o processo de definição do escopo do periódico e todas as demais atividades desde a avaliação dos manuscritos até a publicação e distribuição das revistas. Embora de maneira tímida, as Sociedades Científicas tem valorizado a atividade do Editor-Chefe, pois entendem seu papel fundamental na disseminação de pesquisa de qualidade gerada pelas instituições de ensino e pesquisa.



revista Scientia Agricola é o órgão oficial de divulgação científica da ESALQ, sendo continuação dos Anais da ESALQ. Artigos completos podem ser acessados em www.scielo.br/sa.


Luís Reynaldo F. Alleoni (Arara F85) é Editor-Chefe da revista Scientia Agricola, Engenheiro Agrônomo, Nativo e nas (poucas) horas vagas - Comentarista Esportivo 
PUBLIQUE NO BLOG!