Blog Esalqueanos

ESALQ - 123 ANOS: GLÓRIAS DO PASSADO, POSICIONAMENTO PRESENTE E EXPECTATIVAS PARA O FUTURO (DDD; F79)

03/06/2024 - Por alcyon genesio machado junior
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

365 views 3 Gostei 0 Não gostei

Nascida do sonho do visionário Luiz Vicente de Souza Queiroz, que em 1892 doou a Fazenda São João da Montanha para criação de uma escola agrícola, teve início das aulas do Curso de Agronomia em 03 de junho de 1901, na então "Escola Agrícola Prática de Piracicaba" e, até hoje, muitos fatos fazem parte da história da ESALQ.

Em 1934 foi uma das seis instituições de ensino superior na fundação da Universidade de São Paulo (USP) e, em 1964, a primeira unidade da USP a implantar programas de pós-graduação.

Atualmente possui sete cursos de graduação: Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental, com cerca de 2 mil alunos e já formou, aproximadamente, 16 mil profissionais. Possui 18 programas de pós-graduação, com a titulação de mais de 9.200 mestres e doutores.

Com área total de 3.825,4 hectares, que corresponde quase à metade da área total da USP, é uma das maiores unidades de nível universitário da América Latina. Tem 130 laboratórios instalados em 12 departamentos, com 670 profissionais entre docentes e servidores técnico-administrativos. Possui 4 estações experimentais: Anhembi, Anhumas, Itatinga e Fazenda Areão, além do campus Luiz de Queiroz (914,5 hectares), que em extensão só é menor que o Campus de Pirassununga (2.269 hectares).

Sua missão é: "Promover atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ciências Agrárias, Ambientais, Biológicas e Sociais Aplicadas para a formação de profissionais com excelência e cidadania, reconhecidos nacional e internacionalmente, para atender às demandas da sociedade."

A expansão das competências da ESALQ também pode ser traduzida nos índices de inserção internacional, em inúmeros convênios e programas de intercâmbio e de dupla diplomação, estabelecidos com instituições de igual reputação em vários países. 

No âmbito da extensão, estão presentes atividades esportivas, culturais, publicações técnicas e científicas e cursos de difusão, expandindo suas competências além das salas de aula. O número expressivo de profissionais formados pela ESALQ constitui um dos principais fatores do vigoroso desenvolvimento do Agronegócio em geral e da defesa das instâncias ambientais, biológicas e sociais.

A ESALQ sempre esteve na vanguarda da inovação, através da pesquisa e dos experimentos realizados por seus profissionais. Precursora de diversas melhorias de processos e de desenvolvimento de novos cultivares, produtos, controle de pragas e doenças e de avanços significativos nos resultados do aumento de produção e da produtividade, redução de custos, melhoria de processos, entre outros aspectos.

Como instituição pública de ciência e tecnologia, tem a responsabilidade social e ambiental em pesquisar e buscar soluções para o desenvolvimento das capacidades e da vida humana. Tem como missão fomentar a inovação por meio da geração de conhecimento e atividades interdisciplinares de ensino e pesquisa como forma de alcançar tais fins.

A inovação se caracteriza como um objetivo estratégico nas políticas públicas globais, nacionais e locais. A necessidade de pesquisas contínuas e do desenvolvimento de atividades científico-tecnológicas, precisa cada vez mais da atuação de profissionais qualificados e que articulem iniciativas de inovação e empreendedorismo para o ensino e a pesquisa.

 

A ESALQTec Incubadora Tecnológica, por exemplo, entre outros órgãos e entidades ligadas à ESALQ, atua como um centro de apoio a empreendedores da área Tecnológica, ligadas ao Agronegócio. Incentiva e dá suporte à criação de startups, micro e pequenas empresas de inovação que atendam os gargalos de desenvolvimento tecnológico no mercado nacional, gerando produtos, processos e serviços baseados em tecnologia incremental e avançada.

 

O espírito universitário, vivenciado pelos Esalqueanos, é responsável não apenas pela formação educacional e profissional de elevada qualidade, mas também, e muito, pela formação do caráter, do espírito de equipe e de coleguismo, que vai além, possibilitando manter relacionamentos profissionais e pessoais que se tornam verdadeiras amizades para toda a vida.

Na ESALQ se formaram profissionais de destaque na Agrociência e no Agronegócio do Brasil e de outros países. Vários centros de pesquisa, órgãos governamentais, entidades e empresas privadas de relevância no mundo empresarial do Agronegócio, e mesmo de outras áreas de atuação, tem em seus quadros técnicos, profissionais, pesquisadores, e também são dirigidas por ex-Esalqueanos.

A expectativa é de que a tradição da qualidade do ensino, das pesquisas realizadas e da qualificação profissional de quem se forme na ESALQ, continuem sendo relevantes e úteis para a sociedade de um modo geral, visando o desenvolvimento científico e tecnológico do País, e assim seguiremos "cumprindo missão vitoriosa!".

PUBLIQUE NO BLOG!