Blog Esalqueanos

Do 0 ao 1 (Alfinet)

24/04/2015 - Por rodolfo tramontina de oliveira e castro
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3676 views 0 Gostei 0 Não gostei

Do 0 ao 1

Rodolfo Castro

No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite¹.

E veio Thomas Edison; e inventou a lâmpada elétrica. E iluminou o que era escuridão.

Do 0 ao 1² existe um infinito de possibilidades e impossibilidades. Todavia é só a partir da criação de algo novo, do nada, que experimentamos esses pequenos milagres. Inovações capazes de destruir e criar³.

Na última terça, no 28º Fórum da Liberdade, presenciei a palestra de três destes destruidores criativos: os fundadores do Easy Taxi, Bliive e Tomorrow’s Lemonade Stand.

O primeiro você provavelmente utiliza o aplicativo (ou um similar), mas desconhece a história. A ideia surgiu da necessidade de encontrar um taxi, num dia de chuva, no Rio de Janeiro, via cooperativa. Se você vivenciou essa época irá recordar a ineficiência desse sistema.

O segundo você provavelmente não utiliza o serviço, mas é o que de mais valioso você possui: o tempo. A plataforma consiste em trocar suas horas de serviço por horas de experiência com outras pessoas. Eu ensino 1 hora de inglês e aprendo 1 hora de violão. O TimeMoney, por mais paradoxal que possa parecer, é infinito e não perde valor.

O terceiro você provavelmente não pode mais usar o serviço, mas irá ouvir falar. Trata-se de uma comunidade para promover o espírito empreendedor em crianças de 7 a 12, fundada por uma menina de 7 (hoje com 11). Uma das empresas encubadas ensina idosos a mexer com tecnologia. O fundador queria matar a saudade dos avós, que moravam longe e não sabiam ligar o computador.

Indivíduos e pequenos grupos de pessoas, e seus planos para destruir a (des)ordem vigente e construir um novo futuro. Num mundo de recursos escassos, desenvolvimento sem tecnologia é insustentável².

***

¹Gênesis 1:1-5. ²From Zero to One, Peter Thiel. ³Joseph Schumpeter creative destruction theory.

Rodolfo Castro (Alfinet - F09) é Eng. Agrônomo, Coordenador Comercial da AgroTools e ex morador da República Kangaço

PUBLIQUE NO BLOG!