Blog Esalqueanos

Dia Internacional da Mulher (Manék; F95)

08/03/2023 - Por thais maria ferreira de souza vieira
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

1717 views 18 Gostei 13 Não gostei

Bom dia!

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Mulher, momento de destacar nosso compromisso institucional no combate à desigualdade e à discriminação de gênero.


Temos um belíssimo legado, que merece um olhar mais atento, para que, por meio de nossa própria história, tenhamos a inspiração para os avanços ainda necessários. Há pouco mais de um século, após a morte de Luiz Vicente de Souza Queiroz, nosso patrono, inaugurou-se a "Escola Agrícola Prática de Piracicaba". A Srª Ermelinda Otonni de Souza Queiroz teve um papel fundamental, participando das discussões sobre negócios e assumindo uma posição de vanguarda, por não "seguir os passos do marido", mas sim andar ao lado, em uma época em que ainda não havia a proclamação da emancipação da mulher no país e no mundo. Documentos históricos, embora raros quanto ao registro da participação das mulheres em momentos políticos, permitem inferir a importância da participação da Srª Ermelinda para os rumos da nossa Escola.


Hoje, em 2023, reverenciamos o exemplo da Srª Ermelinda e seu pioneirismo. Com isso, lembramos que todas fazem parte da história da Esalq: servidoras, professoras, alunas e ex-alunas. Juntos, homens e mulheres, a cada dia e cada qual com sua contribuição, seguiremos colaborando para ter uma sociedade igualitária por gênero.


Neste dia da mulher, agradecemos e parabenizamos as mulheres da Esalq.


Cordialmente,


Thais Maria F. de Souza Vieira - Diretora da Esalq

Marcos Milan - Vice-diretor da ESALQ

PUBLIQUE NO BLOG!