Independente de qual enquadramento está a empresa, passa por este departamento de pesquisa e desenvolvimento, um profissional que tem que assumir vários papéis, ainda que prevaleça um perfil.
Hoje trabalhar com P&D, exige que tenhamos a bagagem técnica dos cientistas, a visão do marqueteiro (saber como contar a história), a percepção do consultor (entender como entregar o resultado), o olhar técnico da equipe de campo (saber interpretar o resultado sob a ótica do produtor).
Quando recebemos os protótipos ou produtos pré-comerciais, temos uma página em branco onde devemos começar os trabalhos. Se alguém tem experiencia em literatura, sabe que o autor ganha o leitor nos primeiros parágrafos.
É um perfil difícil de encontrar e desenvolver, por isso não é raro vermos no mercado, produtos embutidos de tecnologias de ponta, mas que perdem espaço para produtos simples.
Pesquisa e desenvolvimento é uma grande oportunidade para desenhar o futuro, trazer soluções ou inovações para os grandes gargalos produtivos que encontramos no dia a dia.
Vitor Hugo Artigiani Filho (Xota F94) é Eng Agronomo, Diretor Técnico da Valagro e Ex morador da Republica Freio de Mão