Blog Esalqueanos
Desenvolver uma cultura avaliativa (Uell F95)
05/05/2016 - Por cristina setteAtenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.
Este blog é voltado
principalmente para aqueles que trabalham em projetos de desenvolvimento, seja
para ONGs, para projetos governamentais, ou mesmo em pesquisa e projetos de
extensão universitária.
Já fazem alguns anos que trabalho na área de pesquisa agrícola
internacional, principalmente nas áreas de capacitação, e recentemente em
monitoramento e avaliação de projetos de desenvolvimento voltados para
aprendizagem e não para prestação de contas (accountability).
Me surpreendo com o despreparo dos profissionais recém formados e
também profissionais já experientes, seja em pesquisa ou em desenvolvimento,
trabalhando em orgãos públicos ou mesmo na iniciativa privada, quanto ao uso de
ferramentas e metodologias avaliativas. Aqui não me refiro a avaliações propriamente
ditas, com um processo rigoroso e usando metodologias qualitativas e
quantitativas, mas simplesmente o uso de processos para monitorar e avaliar se
um projeto está no caminho certo, e se algo deve ser modificado, adaptado, ou
seguir seu curso como planejado.
A quantidade de recursos desperdiçados pela falta de uma cultura
avaliativa, com foco na qualidade do que se desenvolve e seu uso, é
assustador.
Mas como desenvolver uma cultura avaliativa?
O pensamento avaliativo é um processo de auto-avaliação e
pensamento critico coletivo que ocorre periodicamente,
testando suposições sobre os objetivos de um projeto, seus recursos,
prazos e benefícios.
Entendo que quando trabalhamos em algo que nos dedicamos 100% e
somo absorvidos pelas atividades cotidianas, é muito fácil nos esquecermos dos
questionamentos. Um pensamento avaliativo é justamente a arte de
fazer perguntas, de ser curioso, de valorizar e ter um compromisso com a
qualidade de tudo que fazemos.
Estimular e incentivar esse tipo de atitude é o primeiro passo
para se desenvolver uma cultura avaliativa. É fundamental que gerentes de
projetos permitam que seus grupos de trabalho tenham um ambiente seguro para
realizarem auto-critica, avaliarem periodicamente a implementação do projeto, e
sugerirem alternativas na condução do projeto.
Um exemplo prático de questionamento em grupo quando um projeto já
esta em andamento:
1. Quais
as principais características deste projeto?
· Em
grupo, faça uma analise SWOT (sigla em inglês para Forças/Robustez, Fraquezas,
Oportunidades e Ameaças)
2. Quais
resultados já podem ser observados? Como estes resultados levam ao objetivo do
projeto?
· Use
entrevistas com pessoas ligadas a implementação direta e indireta do projeto
· Discuta
eventos que ocorreram e podem interferir no resultado do projeto
· Se
atividades não estao sendo realizadas como planejado, faça um exercício dos
cinco porquês/Five whys, um exercicio de questionamento em grupo.
3. Possuímos
todo o conhecimento, e recursos, para desenvolver este projeto?
· Faça
um inventário sobre quem participa do projeto e que tipo de conhecimentos
trazem .
· Analise
atentamente o orçamento/verba e qual a margem para possiveis gastos extra
· Discuta
quais atividades são prioridade e quais podem ser adaptadas se houver uma
lacuna em conhecimento ou fundos, e suas consequências
4. Quais
os processos que temos atualmente que podem assegurar a qualidade do que será
desenvolvido?
· Em
grupo, desenvolver um set de padrões de qualidade a serem seguidos, e se
possivel, inclua um grupo heterogênio, de diferentes disciplinas, com visões
diferentes sobre o projeto e o que será produzido
Estes são alguns exemplos de pensamento avaliativo. Muitos outros
podem ser usados, dependendo do tipo de projeto e contexto.
Estou a disposição para discutir o tema mais a fundo.
Abraço aos Esalqueanos.
Uell (Cristina Sette), F95