Blog Esalqueanos

Cuidando da Gloriosa (Capão; F85)

09/05/2022 - Por roberto arruda de souza lima
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

2898 views 11 Gostei 4 Não gostei

Há pouco mais de 3 anos mergulhei com tudo em um dos desafios mais importantes que eu poderia enfrentar: assumir a prefeitura do Campus após o sério e bom trabalho do Dr. Cascalho (F81), prof. Fernando Seixas que se aposentava. Felizmente tive (e tenho) como vice-prefeita a Formiga Atômica, Profa Tsai (Tse-Tse, F71). Costumo dizer que foi como assumir a função de cuidador da avó: cuidar de uma centenária, que a cada momento apresenta uma surpresa, mas para quem dedicamos 24 horas por dia com amor. Para aqueles que não tem tido o privilégio de visitar nossa Escola nos últimos anos, um breve relato do que foi feito nesse primeiro mandato.

Comecei com a sorte de pegar apenas o final da longa obra de reforma da piscina, que estava fechada há vários anos. Reinaugurada a piscina, era preciso garantir a segurança contra invasores que tinham a facilidade de um alambrado muito frágil. Hoje toda área de práticas esportivas está cercada por gradil e passeios novos, protegendo o ginásio que recebeu nova pintura (graças ao apoio da ADEALQ), quadras novas e modernas de tênis, novo bolsão de estacionamento. Enquanto preparamos novidades, várias atividades foram retomadas antes da pandemia e deverão retornar em breve, como provas de corrida pelas ruas do Campus, passeios de bicicleta e outras atividades.

Por falar em ciclismo, recursos têm sido investidos em ciclovias e ciclofaixas. Um plano de mobilidade de longo prazo vem sendo implementado. Foram criados espaços em locais estratégicos, compostos por um totem com placa fotovoltaica para carregar celulares e computadores, aspersor de água para refrescar e, em breve, serão instalados bancos que estamos fazendo utilizando resíduo de poda. Tudo integrado à paisagem. Para aqueles que mesmo assim não quiserem ou puderem caminhar, foi implementada uma linha de ônibus circular dentro do Campus.

A moradia estudantil, a querida CEU, foi amplamente reformada e recebeu novos equipamentos. Tornou-se um exemplo de sustentabilidade. Foi instalado um jardim vertical que proporciona conforto acústico e térmico, além da beleza que a tornou referência turística. No telhado da CEU foram instaladas placas fotovoltaicas, assim como na biblioteca e no CENA.

Tratamos um milhão de litros de água por dia e cerca de 50% de nossa água era perdida por tubulações de ferro com vazamentos e incrustações. Novas redes de água, esgoto e TI foram instaladas, com dezenas de quilometros de tubos. Assim que concluída a instalação da fibra ótica, a velocidade da internet no Campus será 100 vezes mais rápida.

Quem vier no campus logo notará o novo sistema viário, refeito de forma a resgatar a entrada pelo portal monumental, de frente para o prédio central. Poderá visitar os novos jardins, destacando o jardim francês ao lado do museu (antiga casa do diretor), com suas rosas e a estátua de Ermelinda Souza Queiroz. Aliás, o acesso agora é por TAG. Diversas câmeras ligadas à uma sala de monitoramento na reformada casa da Guarda Universitária zela pela segurança no campus.

Muitas mudanças e melhorias foram realizadas e outras virão em breve. Todas buscando manter o orgulho de todo esalqueano ao visitar a Gloriosa.

PUBLIQUE NO BLOG!