Blog Esalqueanos

Criação de Abelhas e Sustentabilidade (Guará; F13 e F17)

30/04/2020 - Por maurice fabian scaloppi
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

4098 views 4 Gostei 0 Não gostei

A criação de abelhas é uma atividade praticada há milhares de anos pela humanidade. Em diversas culturas, em diferentes civilizações, as abelhas eram consideradas seres sagrados e tratadas com grande zelo. Seus produtos faziam parte da medicina e houve locais em que chegou-se a proibir o corte de árvores, pois poderiam abrigar um enxame, em algum momento.


    Até hoje, o criador de abelhas certamente é a pessoa mais preocupada em todo o mundo com o bem estar desses seres especiais. Busca oferecer condições para que possam se desenvolver e prosperar. E a atenção não se dá apenas a elas, também olha sempre para as plantas e as flores, pois são elas que provêm o alimento, néctar e pólen, e as resinas, transformadas em própolis. Criar abelhas demanda sensibilidade com o meio.

A criação de abelhas se caracteriza como uma atividade agropecuária que contempla o conceito do tripé da sustentabilidade. É socialmente benéfica, pois se enquadra como uma das melhores opções de atividade complementar em uma propriedade rural, independente de sua dimensão, portanto, contribui para a fixação das pessoas no campo. Juntamente com o aspecto social, traz retorno financeiro ao produtor rural e ainda permite a diversificação de produtos, como mel, pólen, cera e própolis.

Além disso, possibilita também a realização do serviço ecossistêmico de 

polinização de culturas agrícolas, onde produtores de frutas e hortaliças alugam enxamesde abelhas de apicultores para poderem polinizar suas culturas e garantir sua produção. É, portanto, economicamente rentável, atendendo o segundo critério.   


Por fim, é uma atividade que beneficia o meio ambiente. As abelhas, juntamente com diversos outros agentes polinizadores, são responsáveis pela polinização de grande parte das espécies vegetais do mundo todo, sendo muitas delas essenciais para nossa alimentação. Assim, sem abelhas, a produção de muitos alimentos fica comprometida, bem como a manutenção e propagação de inúmeras plantas componentes da mata nativa de todos os biomas.

 


Texto originalmente publicado no site: https://www.envolve.eco.br/blogs/noticias/criacao-de-abelhas-e-sustentabilidade


Guará - Maurice Fabian Scaloppi (Econ F13 - Eng Agro F17)

DonaBeia Apicultura e Meliponicultura

Ex-morador RPD Lesma Lerda

Ex-presidente AAALQ 2011/12

PUBLIQUE NO BLOG!