Blog Esalqueanos

Como Escolher uma Consultoria Agronômica?

02/05/2015 - Por evaldo kazushi takizawa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

14773 views 2 Gostei 0 Não gostei

 

* Evaldo Kazushi Takizawa 

Para escolher uma boa consultoria agronômica basicamente são necessários responder várias questões, satisfeitas as respostas basta usufruir os benefícios de uma boa informação.

·      Onde você encontra uma boa informação?

Eles são encontrados basicamente em três fontes.

O serviço de extensão rural e pesquisa: Como os orçamentos dos serviços de extensão encolheram, o setor público encontra-se em dificuldade para informar agricultores sobre uma base individual (informações específicas a cada agricultor). Cada região possui uma diversidade de produtores rurais e somente poucos agentes estão servindo a todos.

Empresas distribuidoras de insumos: algumas oferecem informações, mas não conduzem profundamente os exames necessários para diagnósticos dos problemas. Outros oferecem um serviço de consultoria por um honorário, algumas vezes são mais baratos que os consultores independentes porque eles são subsidiados pela venda de insumos.

Consultores independentes que é uma atividade mantida com honorários advindos da transferência de informações e os honorários são a fonte primária de renda e não são vinculadas com a venda ou qualquer produto e possuem uma formação e experiência para atuar como consultores.

O que perguntar ao consultor agronômico?

·      Qual a capacitação que o tornou um consultor?

·      Qual o tempo de atuação nesta área de consultoria?

·      Quem são alguns de seus clientes?

·      Quais são os serviços prestados e sua frequência?

·      Quem são os membros da sua equipe, qual o tipo de relatório é dado?

·      Qual os tipos de informação são baseados para suas decisões?

·      Qual a precisão das técnicas de coleta de dados?

·      Quais são as cláusulas do contrato?

·      Qual é o custo da consultoria agronômica?

Um serviço profissional do consultor agronômico poderá trazer mais dinheiro que custos. Deve ser visto como um investimento num lucro futuro. Os honorários podem variar largamente, dependendo da extensão dos serviços prestados.

Talvez uma das mais importantes credenciais de seu consultor tenha que ter é a capacidade de transferir sua experiência a você e seu administrador. Como resultado a sua vida deverá ser mais simples e mais rentável.

* Evaldo Kazushi Takizawa (Guaimbê F90), Engenheiro Agrônomo, F 1990 é Sócio da Ceres Consultoria Agronomica, Sócio Mantenedor da ADEALQ e Ex Morador da Republica SS Pau Torto

PUBLIQUE NO BLOG!