Blog Esalqueanos

Causos do Dr Mauá - "Sucessão Heterodoxa entre Esalqueanos"

20/11/2015 - Por orlando lisboa de almeida
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

10979 views 0 Gostei 0 Não gostei

SUCESSÃO HETERODOXA ENTRE ESALQUEANOS

   Dentre os colegas de turma, tinha dois representantes da família Carvalho Dias, tradicional produtora de leite de Poços de Caldas-MG e celeiro de esalqueanos de algumas gerações.     Eram o Teodoro e o Mário, ambos, por sinal, acadêmicos brilhantes.    O Teodoro provavelmente estava sempre na lista dos dez mais nas notas,  no rol onde figuravam o Cleiton, o Minoru, o João Aoki, o Lacraia, O Zé Maria (Lobão), o Menten, o Guaraná, dos que me lembro agora.

   O Teodoro gostava de vir às aulas pilotando sua caloi dez, muitas vezes com seu macacão jeans bem despojado.   Ambos sempre muito enturmados com todo mundo.

   Na festa dos 25 anos da nossa turma, no meio de uma infinidade de colegas, deparamos com o Teodoro que nos contou a solução heterodoxa que encontrou para conciliar seu gosto pela arte e seus compromissos de fazendeiro hereditário.    Disse que logo que se formou foi ajudar a família a cuidar das propriedades, pois seu pai resolveu passar o bastão para os filhos que também já eram do ramo, justamente formados na Esalq onde o velho tinha estudado no passado.      Mas  o Teodoro foi percebendo com o passar dos anos que administrar, criar obras de arte e entrar no circuito da arte ficavam difíceis de conciliar e que a vida não é eterna.     Um dia, fazendo uma reflexão de tudo isso, percebeu que seu velho pai também andava sentindo falta de uma atividade que desse um sentido mais dinâmico na sua terceira idade com sua experiência e capacidade.

    Após uma confabulação em família veio a solução:     O Teodoro reverteu o bastão da administração da atividade ao velho e também competente pai e passou a se dedicar em tempo integral à vida de artesão para a felicidade geral da Nação.    Uma autêntica sucessão heterodoxa.

Orlando Lisboa de Almeida (Mauá ou Camarão F-76)  Engenheiro Agrônomo, Fez carreira no Banco do Brasil onde se aposentou, hoje é conselheiro suplente da câmara de agronomia do CREA do PR, conselheiro consultivo do Sindicato dos Engenheiros do PR - Nativo de coração, frequentava a Republica Kpinzar

Mauá é nosso colunista do Blog e tem seus "Causos" publicados toda Sexta Feira para você começar bem seu "Quase Final de Semana" 

Acesse o BLOG do Orlando - http://www.orlandolisboa.blogspot.com.br

PUBLIQUE NO BLOG!