Blog Esalqueanos

Causos do Dr Mauá - "O Topetudo na Aula Inaugural"

05/06/2015 - Por orlando lisboa de almeida
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

10952 views 0 Gostei 0 Não gostei

O   TOPETUDO NA AULA INAUGURAL

     No início do ano letivo era usual se fazer uma aula inaugural solene no Salão Nobre do prédio principal da ESALQ para acolher os calouros com uma abertura em alto estilo.

     No dia, tudo preparado e o Doutor Salvador de Toledo Piza destacado para proferir a aula solene com o tema “Evolução das Espécies”.    A aula tinha uma forma de palestra onde o consagrado “Decano da USP” prata da casa, falava com base na ciência, sobre as teorias da evolução das espécies.   

     O Doutor Toledo Piza com seu traquejo de décadas de ensino e pesquisa vai conduzindo tudo na mais perfeita harmonia até que um acadêmico topetudo resolve colocar alguns senões sobre uma determinada teoria abordada.    Com a paciência de mestre, o doutor Toledo Piza volta ao tema e explica de novo, mas o aluno não se deu por satisfeito e se apegava a alguns argumentos meio do além.    Então o professor explicou que a ciência trabalha com aquilo que foi comprovado, publicado e aceito pela comunidade científica mundial, etc.   E perguntou ao aluno, já que ele estava contestando, com base em qual autor ele estava argumentando.      O aluno tentou explicar, mas disse que não se lembrava.

     O professor captou logo de onde vinham os tais argumentos e foi explicando que aquelas idéias eram defendidas por fulano no livro tal do ano e editora tal, mas que eram contestadas pelos pesquisadores tal e tal e que prevaleciam os resultados de pesquisa segundo o que estava sendo ministrado em aula.   Seguiu em frente com sua memorável aula que ficou como um marco na vida dos acadêmicos que tiveram a rara oportunidade de desfrutar do acontecimento.

     O topetudo falante e algum topetudo menos falante na ocasião devem ter aprendido o ditado popular segundo o qual, “pato novo não mergulha fundo”.

Orlando Lisboa de Almeida (Mauá ou Camarão F-76)  Engenheiro Agrônomo, Fez carreira no Banco do Brasil onde se aposentou, hoje é conselheiro suplente da câmara de agronomia do CREA do PR, conselheiro consultivo do Sindicato dos Engenheiros do PR - Nativo de coração, frequentava a Republica Kpinzar

Mauá é nosso colunista do Blog e tem seus "Causos" publicados toda Sexta Feira para você começar bem seu "Quase Final de Semana" 

Acesse o BLOG do Orlando - http://www.orlandolisboa.blogspot.com.br 

PUBLIQUE NO BLOG!