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Belém Brasília (Pinduca F68)
09/10/2015 - Por marcio joão scaléaAtenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

A viagem estava programada há meses, mas o Universitário nem
pensava em fazê-la, apesar de insistentemente convidado. Ela seria muito cara e
ele não tinha dinheiro. Mas as férias de julho estavam chegando e o Amigo 7 não
estava encontrando companheiros para a viagem tão esperada : São Paulo,
Goiânia, Brasília, Belém, São Luiz, Teresina e todo o litoral do Nordeste até
Salvador, voltando a São Paulo. Seria usada uma kombi nova, comprada
exclusivamente para aquilo. Em parte pelo custo, em parte pela duração (quase
um mês) e em parte pelo nível de aventura, até o finzinho de junho apenas um
rapaz se comprometera a fazer a viagem com o Amigo 7. Na véspera da partida o
Amigo 7 veio ao Universitário e lhe propôs :
- Preciso de pelo menos mais um parceiro nessa empreitada. A
parte mais cara dessa viagem será o combustível do carro, pois o resto será
barato : vamos dormir e cozinhar na kombi mesmo, então não se gastará com hotel
e restaurante. Se você conseguir alguns mantimentos em casa, macarrão,
latarias, café, açúcar, óleo, e se você tiver um dinheirinho para alguma
despesa extra, eu garanto a tua parte no combustível e nós estamos prontos para
sair amanhã cedinho. Você topa?
Novamente alguns cruzeiros ganhos no aniversário, somados às
contribuições da mãe e das irmãs e a um desfalque na despensa da casa,
permitiram ao Universitário partir na manhã seguinte para uma incrível viagem,
acompanhando o Amigo 7 e outro colega, o Fábio.
Em Goiânia um quarto viajante juntou-se ao grupo, o Melão,
recém conhecido estudante de agronomia, natural de Uberlândia. Conhecida
Brasília, kombi revisada, tomou-se a Belém-Brasília rumo a Gurupi, onde a
primeira parada do trecho foi feita na fazenda do recém admitido Melão, sem
novidades, a não ser a visão do onipresente Cerrado. A partir daí a viagem
endureceu : três noites em plena estrada, dormindo na kombi e cozinhando nas
beiras de córregos, de água mais que cristalina. Foram mais de 2000 quilometros
de estrada de terra, pura "costela de vaca", nome dado às pequenas ondulações
transversais à pista, que faziam a kombi vibrar como um liquidificador.
A posição para dormir era em revezamento : o viajante dormia
uma noite no chão da kombi, de onde havia sido retirado o banco do meio; no dia
seguinte ele dormia no banco de trás; no terceiro dia o sono era de novo no
chão, mas no quarto dia era um suplício tentar dormir no banco da frente, entre
a direção, a alavanca do cambio e o freio de mão! Durante as noites havia o
receio de que pessoas e mesmo animais se aproximassem e tentassem alguma ação,
então sempre se escolhiam locais afastados da rodovia, em estradas de acesso a
fazendas ou atrás de matas ou colinas, o que dava certa privacidade e
tranqüilidade para o sono. O que era reforçado por algumas armas que o Amigo 7
trouxera.
Foi incrível acordar certa manhã, em meio à mata amazônica,
dia clareando, e quando começavam a fazer o café viram aparecer de dentro de
uma picada na mata um homenzinho descalço, cigarrinho de palha no canto da
boca, que parecia o próprio Jeca Tatu, acompanhado por seu cachorro. A tiracolo
estava uma espingarda, daquelas de carregar pela boca, chamadas "rabo de
cutia". Convidaram-no a se achegar, e enquanto se coava o café, se fazia o
leite em pó e se fritavam algumas fatias de pão amanhecido, ele contou sua vida
: era caçador de onças, contratado por fazendeiros da região para acuar e matar
as pintadas que faziam estrago nos rebanhos de gado. E deviam ser eficientes, ele
e o cachorro, pois ainda estavam ambos vivos, apesar das cicatrizes.
Vivos como os viajantes chegaram a Belém, apesar dos
caminhões de gado que dominavam o trafego na Belém-Brasilia : nas longas
descidas onde sempre havia uma pontezinha no fundo, daquelas de dar passagem a
um só veiculo, se um caminhão de gado vindo em sentido contrario desse um sinal
de luz, piscando o farol, podia-se sair da frente e esperar. Ele vinha com tudo
e não respeitava nada. Quando ocorria de dois caminhões virem em direções
opostas, eram comuns os acidentes, pois nem sempre dava para frear a tempo. E
quem mais sofria eram os bois da carga, pois muitas vezes os motoristas pulavam
da boléia antes da batida. Chegaram a ver algumas cabeças de gado, mortas em
acidente, sendo carneadas e levadas a algum açougue nos vilarejos da estrada,
para venda.
A chegada a Belém foi tranqüila, apesar da falta de
combustível nos últimos quinhentos quilômetros, onde muito os ajudou se
juntarem a uma caravana de prefeitos de todo o país, que iam a uma reunião
Difícil foi sair de Belém, pois naquele período de
revolução, o exército retinha os documentos de qualquer veículo que chegasse à
cidade, só autorizando a sua saída após comprovação de autenticidade, através
de contatos com o Detran de origem, o que era demorado e confuso. Novamente ser
"filho de prefeito" foi fundamental para agilizar os trâmites.
Marcio Joao Scaléa (Pinduca F68) é Engenheiro Agrônomo ex morador da Republica Mosteiro