Blog Esalqueanos

As prioridades de um estadista: ainda sobre saneamento básico (Vavá; F66)

29/04/2023 - Por evaristo marzabal neves
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

1761 views 13 Gostei 13 Não gostei

"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Começo este artigo transcrevendo trechos do primeiro desta série sobre as prioridades de um estadista: saneamento básico, educação e saúde (Gazeta de Piracicaba, 08/02/2023, p.2). "Certa vez um cientista político disse que o bom estadista é aquele que prioriza investimentos em saneamento básico e na educação, ´doa a quem doer´. Por quê? Reduziria em muito os custos com a saúde e aumentaria a eficiência e produtividade do trabalho". É sabido que "a destinação inadequada do lixo e a falta de tratamento de água e esgoto aumenta o contato da população com inúmeros patógenos perigosos. As doenças com maiores incidências devido à exposição em ambientes sem saneamento e água tratada são: leptospirose, disenteria bacteriana, esquistossomose, febre tifoide, cólera, parasitoide, dengue, zika, chikungunya, covid-19 e outras moléstias. Ademais, ambiente sem o controle de esgoto e com água parada e não tratada facilita a proliferação de aracnídeos peçonhentos como o escorpião, que se alimenta preferencialmente de outros insetos como baratas e grilos e preferem a umidade. Seu veneno "pode causar problemas como dor intensa, paralização e até gangrena de partes do corpo. Se uma picada de um escorpião afetar pessoas sensíveis como crianças e idosos, pode até matar".

E mais: "Imagine os custos sociais e os efeitos danosos desta desatenção pública em uma criança, ocasionando possíveis atrasos no aprendizado e na evolução cognitiva e ainda consequências indesejáveis em seu desenvolvimento corporal e emocional, com efeitos danosos em sua saúde física e mental, bem como no adulto, com as debilidades orgânicas, licenças médicas, queda na produtividade laboral e necessidade de constante atendimento médico e mental". Imaginou?

Devido à desatenção no passado, em respeito à universalização do saneamento básico, em 15/07/2020 foi sancionada a Lei n. 14.026 sobre o novo Marco Legal do Saneamento Básico, que objetiva a universalização e também qualificar a prestação dos serviços no setor. Principais objetivos: 99% da população com água potável até 2033; 90% da população com coleta e tratamento de esgoto até 2033; ações para diminuição do desperdício de água e aproveitamento de água de chuva; incentivo ao investimento privado através da abertura de licitação. Entre os vai e vem de sua completa implementação e regularização, será que alcançaremos essas metas em 2033?

Neste sentido, diante da recente intervenção presidencial com dois novos decretos em 05/04, que mudam a regulamentação do novo marco legal gerando discussões parlamentares e aprovação mais adiante, transcrevo a recomendação dos economistas Leticia Pimentel e Marcelo Miterhof (artigo: O que de fato muda no marco do saneamento, Folha de São Paulo, 14/04/2023, p. A22): "Por fim, a esfera legal nunca foi e nunca será suficiente para promover o avanço necessário ao saneamento. Para buscar a universalização é preciso estruturar novos projetos, privados ou públicos... Também é preciso capacitar as agências reguladoras subnacionais, tanto para fiscalizar e punir prestadores públicos que há décadas prestam serviços ruins quanto para garantir que concessões feitas recentemente entreguem as metas contratadas...É urgente olhar para o saneamento rural e para as favelas que não podem ficar de fora no atingimento das metas. Mais do que reabrir o debate legislativo, o setor precisa se concentrar nesses pontos de agora em diante". Nesta direção, quando a lei estiver em vigor, veja a relevância do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social/BNDES como um dos responsáveis na solução desses problemas. Afinal, é um banco brasileiro.

Para você que está concluindo a leitura deste artigo, uma mensagem e uma reflexão: imagine se no executivo e legislativo presente nos 5.570 municípios deste país predominassem estadistas cidadãos, que entendessem que o maior recurso de uma nação é seu capital humano e que investimentos conscientes deveriam ser direcionados, privilegiando cada habitante no entendimento e compreensão do que é cidadania, solidariedade, vida saudável, geração de emprego, educação ambiental, desenvolvimento educacional e valorização de sua autoestima, visando diminuir a tão flagrante e vergonhosa desigualdade regional e social, o cidadão brasileiro diria: Ah! "Se todos fossem iguais a você...que maravilha viver" neste país.

----------------------------------

Publicado na Gazeta de Piracicaba, Ano XX, N.5116, 25/04/2023, p.2

PUBLIQUE NO BLOG!