Blog Esalqueanos

Análise simplória da interação bidimensional de causa e efeito na agricultura.

07/10/2020 - Por evaldo kazushi takizawa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3290 views 6 Gostei 0 Não gostei

É muito comum buscarmos respostas para nossas dúvidas nos resultados da agricultura através da análise de causa e efeito considerando poucas dimensões que se interagem, por exemplo, variedade versus clima versus adubação respondendo os resultados de produtividade, até este ponto podemos afirmar que são os três fatores de grande importância, mas como esta combinação ocorreu?

Como fica a questão da época de semeadura, a população de plantas, a qualidade da semeadura, a qualidade da semente, a qualidade do fertilizante, da capacitação da equipe, localização da propriedade e as demais interações que podem ocorrer como o custo metabólico da plantas ou fitotoxicidade após as aplicações dos defensivos agrícolas e mais além quando ocorrem outras combinações com doenças, plantas daninhas e pragas?


O clima tratado de forma genérica pode explicar o resultado, sem considerar todos os seus componentes e a forma de ocorrência? Um mesmo volume de chuva ocorrido num mesmo dia pode causar efeitos totalmente diferentes em função da sua intensidade, então essa informação é um pouco simples para responder nossas dúvidas sobre o resultado de produtividade na agricultura, a sensibilidade do olho humano é capaz de observar de forma simples as reais causas do meu resultado da agricultura?


A mutabilidade da relevância de cada etapa do ciclo agrícola faz este estudo ficar ainda mais complexo, uma vez que na agricultura o tempo certo para executar as operações culturais tem grande importância, então não basta apenas fazer, mas sim fazer no tempo certo.


A análise simplória da interação bidimensional de causa e efeito na agricultura não é suficiente para identificar com clareza os dados gerados durante a safra, é necessária uma visão mais ampla antes de iniciar os ajustes de uma nova safra.

Guaimbê. Evaldo Kazushi Takizawa - F90.

PUBLIQUE NO BLOG!