Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Renata Jacob, cientista de alimentos (F-2006)

22/06/2011 - Por ana carolina miotto
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3357 views 0 Gostei 0 Não gostei
Resumo da atuação profissional
Formada em Ciências dos Alimentos na ESALQ em 2006, Renata concluiu seu curso no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), onde trabalhou desenvolvendo projetos de pesquisa com o foco em segurança alimentar e microbiologia de alimentos. Fez mestrado na Drexel University (Filadélfia). Ao completá-lo, recebeu o prêmio de aluna de destaque. Durante e depois de ter completado o mestrado, trabalhou na Drexel University até o final de 2010, com diversos projetos de pesquisa que visaram à investigação da segurança e qualidade de alimentos vendidos em diferentes áreas demográficas da região. Os resultados desta pesquisa foram tão importantes que o grupo recebeu um prêmio da Associação de Saúde Publica dos Estados Unidos pelo desenvolvimento do trabalho, que resultou em várias publicações científicas em conferências e jornais científicos americanos. A partir de 2011, entrou no ramo da indústria alimentícia para melhorar/implementar sistemas de qualidade e segurança alimentar. É o que Renata faz atualmente na empresa Don"s Salads.


Quais as atribuições do cargo que ocupa?
Atualmente, trabalho em uma empresa de alimentos de médio porte nos Estados Unidos que produz saladas, cream cheeses, dips e sobremesas. Sou responsável pela implementação da certificação SQF, que é um padrão de segurança do alimento que especifica os requisitos do sistema de gestão da qualidade, necessários para a identificação da segurança do alimento e dos riscos à qualidade, bem como valida/monitora as medidas de controle. A certificação SQF, depois de implementada, traz vários benefícios à empresa como o melhoramento da segurança do alimento e seu sistema de gestão, mostra o comprometimento da empresa com a produção de um alimento seguro e de qualidade, melhora potencialmente a aceitação do seu produto no mercado, entre outros benefícios

Quais os principais desafios desse setor?
O setor alimentício tem que estar em constante adaptação já que o consumidor está cada vez mais informado e exigente em relação à qualidade e segurança alimentar. Especialmente, nos Estados Unidos, casos de contaminação de alimentos por microorganismos têm sido muito explorados pela mídia por causa dos últimos casos de "outbreaks" e "recalls", onde a indústria teve que retirar várias toneladas do produto em circulação porque consumidores ingeriram alimentos contaminados que causaram a hospitalização e até morte de algumas pessoas. Portanto, muitas empresas estão implementando certificações, até mesmo, por exigência dos consumidores. As indústrias alimentícias, no geral, têm em mente o quão é importante esta certificação, porém o processo é trabalhoso. Exige tempo, disponibilidade de empregados, muita documentação e treino, que têm que ser mantidos mesmo após a certificação implementada.

Que tipo de profissional esse setor espera?
A indústria de alimentos precisa de profissionais que estejam sempre dispostos a mudanças e inovações nos processos que ocorrem dentro da indústria. Precisa ser um profissional com boa capacitação e que procure atualizar-se a cada dia. O profissional não pode estar preocupado apenas com os processos dentro da companhia, mas também com o meio ambiente e o mercado, visando ao bem estar da população, principalmente agora em que os consumidores estão cada vez mais exigentes e em busca de alimentos mais saudáveis.


Entrevista concedida à Ana Carolina Miotto
Estagiária de Jornalismo
22/06/11
PUBLIQUE NO BLOG!