Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Márcio Antônio Montechese, engenheiro agrônomo (F-1987)

04/04/2014 - Por raiza tronquin
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3654 views 1 Gostei 0 Não gostei
Atuação profissional
Formou-se em engenharia agronômica em 1987. Atuou como gerente técnico da Cooperativa dos Cafeicultores da Média Sorocabana (COOPERMOTA) entre 1988 e 1993. Mudou-se para Balsas (MA) em 1994, onde trabalhou como engenheiro agrônomo para empresas fornecedoras de insumos até 2001. No mesmo ano criou a Montech Consultoria Agronômica, empresa na qual começou prestar consultoria a partir da safra 2001/2002.

Fale um pouco sobre a área que se dedica atualmente
Atualmente trabalho com outro engenheiro agrônomo, prestando consultoria agronômica para um grupo de 11 clientes em uma área de 40.000 ha, nos Estados do Maranhão e Piauí, onde lidamos com culturas de soja, milho safra, milho safrinha e arroz de sequeiro. Os serviços incluem as seguintes recomendações, para cada talhão da fazenda: Necessidade de calagem e adubações, com base na interpretação das análises de solo e no histórico dos talhões; cultura, cultivar e população de plantas; manejo de pragas, doenças e plantas daninhas; plantio de culturas como crotalária, braquiária e milheto, visando produção de palhada e manejo de nematoides.

Além das recomendações, fazemos visitas quinzenais às fazendas, para acompanhar o desenvolvimento das lavouras e fazer os ajustes necessários de acordo com cada situação. Outra atribuição importante da consultoria é o acompanhamento das negociações de insumos, ajudando o produtor a adquirir os insumos adequados às suas necessidades, nas quantidades corretas e com a melhor relação custo/benefício.

Quais os principais desafios desse setor?
O principal desafio é conseguir ajudar o produtor a sobreviver, em um mercado cada vez mais competitivo, com boas produtividades, custos compatíveis e de forma sustentável.

Que tipo de profissional esse mercado espera?
O mercado espera um profissional que tenha um conhecimento abrangente de várias áreas da agronomia, como fertilidade do solo, manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, desempenho de cultivares de soja, milho e arroz, entre outras. Esse profissional deve estar atualizado em todas essas áreas e preparado para enfrentar os desafios que aparecem a cada safra, como o surgimento de novas pragas e doenças.
PUBLIQUE NO BLOG!