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AGROdestaque entrevista Marcello Massayuki Takagui, engenheiro agrônomo (F-1992)

18/10/2013 - Por raiza tronquin
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

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Atuação profissional
Em 1992 formou-se no curso de Engenharia Agronômica. Em 1993 ingressou na Hokko, atual Arysta, trabalhando com a promoção da linha de defensivos agrícolas no mercado de hortaliças. A partir de 1995 atuou na área de desenvolvimento de mercado da linha de sementes de hortaliças para o Estado de São Paulo, na Sementes Agroceres. Posteriormente, em 1998, entrou na Sakata Seed, onde trabalhou na área de marketing, assumindo a gerência em 2006.

Em 2008, progrediu como gerente de vendas. Recentemente assumiu o cargo de diretor de vendas com atuação no Brasil e demais países sul-americanos.

A que área se dedica atualmente?
Sou responsável por oito países da América do Sul, formando equipe e abrindo novos canais de distribuição. Trabalho com a gestão da equipe comercial, além de canais de distribuição no Brasil e em oito países da América do Sul. Também sou membro do Board Executivo daSakata, onde atuo na gestão corporativa da empresa.

Lido com a criação, produção e comercialização de variedades de hortaliças. Buscamos inovações em opções de variedades de sementes de hortaliças para o produtor, olhando para toda a cadeia de distribuição e consumo de hortaliças. Temos grande participação nos mercados de brócolis, tomate, pimentão, melão, couve-flor, alface crespa, abobrinha e cenoura.

Quais os principais desafios desse setor?
O principal desafio é profissionalizar os produtores, tanto na parte técnica da produção, como na gestão da comercialização e propriedade rural. Considero desafiadora, também, a profissionalização dos canais de distribuição principalmente na gestão da empresa. Os requisitos do varejo, recentes ou antigos, como rastreabilidade, segurança alimentar de resíduos químicos e biológicos, fornecimento constante e embalagem, obrigam uma mudança radical na cadeia de produção e comercialização do hortifruti.

Que tipo de profissional esse mercado espera?
Profissionais dinâmicos, criativos, com grande capacidade de criação e que consigam manter relacionamentos interpessoais com ampla visão de negócios, atuando como "consultor" da cadeia de produção e comercialização para o produtor. Habilidade de gestão de canais de distribuição também é importante.
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