Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Luiz Henrique de Almeida, gestor ambiental (F-2011)

10/01/2014 - Por raiza tronquin
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3253 views 0 Gostei 0 Não gostei
Atuação profissional
Durante a graduação, participou de grupos de estágio na área de educação ambiental (Projeto Ponte), quando obteve experiência na elaboração de projetos agrícolas, dentro do Grupo ADECA, sob orientação do professor Sérgio De Zen. No último semestre da graduação, iniciou estágio na Vigna Projetos, empresa piracicabana de consultoria de projetos agrícolas. Após o término do contrato foi efetivado e permanece até hoje.

A que área se dedica atualmente?
Atualmente sou líder do setor socioeconômico e analista de projetos trainee. Trabalho com a elaboração de alternativas de modelos de negócios inclusivos para pequenos agricultores. Também gerencio e elaboro projetos de planos de negócios para investimentos agrícolas. A elaboração de modelos inclusivos para pequenos agricultores visa alinhar uma série de critérios do projeto, a fim de potencializar a geração de benefícios. Trabalhamos também com realização de análises de segurança alimentar, sóciodemográficas, culturais e de políticas públicas para o setor em diversos países. Nossos projetos de investimento agrícola abrangem o Brasil, Moçambique, República Dominicana e Argentina.

Quais os principais desafios desse setor?
Na área de projetos agrícolas, o grande desafio é gerar uma perspectiva positiva no investidor, ao mesmo tempo em que as análises e soluções decorrentes agreguem valor e benefícios para a sociedade e meio ambiente. Para um gestor ambiental, o desafio é lidar diariamente com o dilema principal do nosso setor, ou seja, solucionar conflitos entre as esferas social, ambiental e econômica.

Que tipo de profissional esse mercado espera?
Um profissional versátil, aberto a todas as áreas de conhecimento. Pessoas que saibam lidar com situações adversas e que consigam pensar em soluções sob a pressão de prazos e metas, além de saberem trabalhar em equipes multidisciplinares, assumindo desafios.
PUBLIQUE NO BLOG!