Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Elon Svicero, engenheiro agrônomo (F-1989)

27/06/2014 - Por raiza tronquin
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3474 views 0 Gostei 0 Não gostei
Atuação profissional

Svicero formou-se engenheiro agrônomo, em 1989, porém sua formatura só foi realizada em 1990. Após a graduação, realizou especialização em Proteção de Plantas, na Universidade Federal de Viçosa (UFV/ABEAS), e Manejo de Pastagem e Nutrição de Bovinos, na ESALQ. Posteriormente, fezMBA em Gestão Empresarial na Fundação Dom Cabral. Sua carreira profissional desenvolveu-se em empresas multinacionais do segmento de proteção de plantas, sementes e biotecnologia, onde trabalhou nas áreas de pesquisa; desenvolvimento de mercado; marketing e vendas.

Durante seus quase 25 anos de carreira, teve a oportunidade de trabalhar em todas as regiões agrícolas e pecuárias do Brasil, passando pela Ciba GeigyRhodia Agro, Dow AgroSciences e Milenia Agrociências. Atualmente está na Netafim Sistemas de Irrigação.

Fale um pouco sobre seu cargo na Netafim

Sou diretor comercial na Netafim Brasil Sistemas de Irrigação, onde me responsabilizo pelas estruturas comerciais e técnicas da empresa no Brasil. A companhia desenvolve e comercializa tecnologias e projetos sustentáveis de irrigação por gotejamento, que proporcionam grandes produtividades com reduzido consumo de água e nutrientes.

Em um mundo em que a população é crescente, assim como o consumo de alimentos, há poucas áreas agrícolas para expansão. Portanto, a escassez de alguns recursos básicos, como a água, torna necessário o aumento da produtividade das principais culturas agrícolas, além da busca pelo potencial genético da planta.

Quais os principais desafios desse setor?

Hoje, 70% da água consumida no planeta é direcionada ao segmento agrícola, para produção de alimentos. Nosso desafio é continuar otimizando o uso racional da água para a produção de alimentos. Sistemas de irrigação por gotejamento apresentam eficiência superior a 90% em sua utilização pelas culturas agrícolas, podendo aumentar a produtividade em 2 a 4 vezes mais.  Neste cenário, os desafios são desenvolver ainda mais essa tecnologia, que já apresenta elevado nível de eficiência, bem como disseminá-la como a melhor opção para a produção de alimentos.

Que tipo de profissional esse mercado espera?

O que se procura nesse segmento de mercado é a diversidade de conhecimento e experiências, além de atitude e vontade de ajudar os agricultores a produzirem mais com menos. Empresas inovadoras, como a Netafim, buscam inovações tecnológicas sustentáveis, por isso a diversidade de qualificação dos profissionais é fator preponderante.
PUBLIQUE NO BLOG!