Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Alessandra Gallani, cientista de alimentos (F-2011)

11/10/2013 - Por raiza tronquin
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3455 views 0 Gostei 0 Não gostei

tadalafil prezzo

cialis senza ricetta crownlimos.ca
Atuação profissional
Em 2011 formou-se em Ciências dos Alimentos. Durante a graduação esteve envolvida com diversos estágios e atividades desenvolvidas na ESALQ. Fez parte do Grupo de Estudo e Extensão de Inovação Tecnológica e Qualidade de Pescado (GETEP), sob a orientação da professora Marília Oetterer, onde desenvolveu seu projeto de iniciação científica, além de outras pesquisas elaboradas pelo laboratório.

Participou, também, do Grupo de Estudos de Alimentos Funcionais (GEAF), sob a orientação da professora Jocelem Mastrodi Salgado, e do Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz” (GELQ), pelo qual obteve a possibilidade de conhecer várias cidades norte-americanas ao realizar visitas técnicas em empresas renomadas. Também integrou a ESALQ Jr. Consultoria e foi secretária do Centro Acadêmico (CACAL).

No início do terceiro ano de graduação, fez estágio na área da qualidade e segurança de alimentos no Grande Hotel São Pedro – SENAC, instituição reconhecida na área da educação hoteleira e gastronômica, onde desenvolveu atividades durante três anos. No período de estágio participou do processo de implementação e manutenção das normas ISO 9001, ISO 14000 e Boas Práticas de Fabricação (BPF).

A que área se dedica atualmente?
Atualmente trabalho na área de desenvolvimento de fo­rnecedores e aquisição de produtos gastronômicos, dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), além da implementação da BPF no Laboratório de Cozinha Experimental e Pedagógica do campus. Sou responsável pela compra dos insumos utilizados em aulas práticas dos dois cursos, desenvolvendo fornecedores que entreguem produtos de qualidade.

A área de desenvolvimento de fornecedores é importante para o setor, pois se torna um diferencial no mercado. Cada vez mais os clientes estão preocupados com a qualidade e segurança dos produtos comprados, ou seja, preocupam-se em receber um produto que atenda às especificações, sempre no mesmo padrão de qualidade, além oferecer segurança ao consumidor final, sem causar dano ao mesmo. Desta forma o desenvolvimento de fornecedores se torna um diferencial competitivo, além de proporcionar maior garantia e confiança aos clientes, que estão cada vez mais exigentes e preocupados com a qualidade.

Quais os principais desafios desse setor?
Os principais desafios estão na adequação dos fornecedores às exigências estabelecidas pelas empresas e no desenvolvimento de parcerias confiáveis num mercado diversificado e dinâmico. Além disso, a atualização do profissional e o networking são essenciais para o profissional que está atuando neste setor, pois deve sempre participar de feiras e congressos de alimentos para conhecer as novas tendências e estabelecer contato com potenciais clientes e parceiros, além de realizar treinamentos e cursos na área.

Que tipo de profissional esse mercado espera?
Um profissional que seja pró-ativo e tenha facilidade em tomar decisões, sempre pensando na qualidade, nos requisitos a serem cumpridos e na satisfação dos clientes. Deve ter amplo conhecimento de ingredientes e insumos, resolver problemas com bom senso, além de possuir facilidade no relacionamento com seus stakeholders. É preciso, também, saber lidar com as mudanças e se manter sempre atualizado sobre o setor.
PUBLIQUE NO BLOG!