Blog Esalqueanos

A vez do BigData para o agro (Alfinet F09)

02/10/2015 - Por rodolfo tramontina de oliveira e castro
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

4601 views 1 Gostei 1 Não gostei
Bigdata.jpeg

Desde bacuri gosto de jogar xadrez. Meu pai que me introduziu ao jogo. Peão anda para frente, cavalo em “L”, roque. Do básico segui sozinho estudando. Aberturas, defesas, endgames e grão-mestres; onde conheci Garry Kasparov.

À época (97) seu nome era destaque em todo lugar. Não pelos seus 12 anos como campeão mundial, mas pela revanche com um supercomputador enxadrista criado pela IBM: o Deep Blue. Kasparov vencera a 1a por 4 a 2 um ano antes.

No novo desafio do “Homem versus Máquina” venceu Deep Blue. Fora a primeira vez (naquele nível) que um computador superava um homem. Nascia o BigData.

Em mineirês-caipira, BigData é um "monte de trem para ocê fazê outro trem mior”. Leia-se, um infinito de dados organizados que aprimoram a tomada de decisão. No exemplo acima, enquanto Kasparov pensava em 3-4 por segundo, Deep Blue calculava 200 milhões.

O BigData tornou-se um mantra para todas as empresas de tecnologia da informação. Quase como um pré-requisito para entrar no jogo. E num passado recente virou a menina dos olhos de empresas do agro. Felizmente, muitas delas atuando junto aos produtores.

Além dos mestrados em economia, administração, direito e contabilidade, o produtor rural ainda precisa dos títulos em agronomia, engenharia, zootecnia, meteorologia, química e biologia. Sendo diferenciais conhecimento em seguros, marketing, fluência em inglês e pacote Office.

É muita coisa para um pobre caipira.

Sistemas BigData vêm preencher essas lacunas empregando algoritmos (sequência de instruções) para responder a melhor época de plantio, a melhor semente, calcular a taxa de adubação variável e precisar o espaçamento. Além de monitorar o clima, pragas e desenvolvimento da planta. E, por fim, indicar o melhor dia para colheita de acordo com preço hedgeado no mercado futuro.

Muito futurista? Pois bem, apresento-lhes a FarmLogs, FBN e Agrylist.

A FarmLogs surgiu em 2012, em Michigan, com a missão de otimizar a gestão de propriedades agrícolas. Três anos e 15 milhões de funding depois permite a qualquer fazendeiro gerir sua propriedade, monitorar o clima e verificar onde estão os compradores mais próximos (e com os melhores preços). Seu modelo freemium abocanhou 20% das propriedades dos EUA, segundo a Forbes.

A Farmer Business Network (FBN) é a grande aposta do braço de investimento do Google no mercado agro. A rede aposta no BigData e benchmarking entre seus usuários para realizar análises independentes e facilitar a vida do produtor. “Receber consultoria de empresas de sementes é como perguntar para um farmacêutico se você deve ir no médico”, brinca o CEO da empresa.

Saindo de grandes quinhões de terra para estufas, a Agrylist objetiva controlar, via sensores e maquinário conectado a seus softwares, ambientes já “controlados”. A startup nova-iorquina recebeu na última semana prêmio de empresa com tecnologia mais disruptiva em competição da TechCrunch, site referência em tecnologia. Imagina a inovação destruidora no mercado de hortaliças, produção de mudas, shitake e reggae?

Um grande amigo sempre me lembra que tecnologia chega atrasada ao campo e por estar mais madura possibilita grandes incrementos. O BigData aplicado a produção é o próximo grande salto da porteira adentro.

Cheque.

Rodolfo Castro (Alfinet - F09) é Eng. Agrônomo, Fundador da fmk agro e exmorador da República Kangaço

PUBLIQUE NO BLOG!