Blog Esalqueanos

A Importância da Educação Continuada (Arara)

24/04/2015 - Por luís reynaldo ferracciú alleoni
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3813 views 5 Gostei 7 Não gostei

vagifem uden recept

vagifem uden recept vagifem uden recept vagifem uden recept

A importância da educação continuada


Prof. Luis Reynaldo Ferracciu Alleoni


A maior parte dos solos brasileiros não apresenta condições químicas adequadas para sustentar um bom desenvolvimento das culturas. Assim, os agricultores precisam melhorar o grau de fertilidade dos solos a fim de se obter sucesso. As técnicas normalmente empregadas para manejar quimicamente o solo são a calagem, gessagem e a adubação, e a ferramenta rotineira utilizada para definir como isto será feito (principalmente quais os produtos a serem utilizados e quanto aplicar) é a análise química de terra. Sem uma análise química de terra e um adequado programa de calagem e adubação, o sucesso estará distante do agricultor e de sua empresa agrícola. Desta forma, todos os técnicos que prestam serviços a uma empresa agrícola devem estar convenientemente preparados para resolver questões relacionadas à interpretação dos resultados da análise de terra para fins de recomendação de calcário, gesso e adubos.


Para auxiliar no treinamento de profissionais que trabalham na área de Fertilidade do Solo e Adubação de Grandes Culturas, o Departamento de Ciência do Solo da ESALQ oferece desde 1998 o Curso de Especialização em Manejo do Solo. O curso aborda as bases teóricas e práticas de manejo necessárias para uma produção agrícola sustentável, além de promover intercâmbio entre profissionais dos setores de pesquisa e de produção agropecuárias.


O curso tem duração de dois anos e já contou com a participação de cerca de 800 profissionais de liderança conhecida nas áreas agronômica e florestal. O profissional que cumpre todas as etapas do curso, incluindo apresentação de uma monografia, recebe o título de “Especialista em Manejo do Solo”, pela USP, correspondente a uma pós-graduação Lato Sensu.

No curso há aulas teóricas e práticas, dando oportunidade aos alunos de interagir e interpretar estudos de casos e realizar análises laboratoriais químicas, físicas e mineralógicas em amostras de diversos tipos de solos. Há também aulas de campo, para conhecer os principais atributos das diversas classes de solo, restauração de áreas degradadas, sintomas de deficiência e toxicidade dos elementos nas principais plantas cultivadas, avaliação de camadas compactadas do solo e o manejo adequado da adubação mineral e orgânica.

Além de Piracicaba, o curso já teve turmas em Bebedouro (SP), Ponta Grossa (PR) e Goiânia (GO). Atualmente há turmas em Piracicaba (SP), Dourados (MS), São Sebastião do Paraíso (MG), Sinop e Primavera do Leste (MT), Goiânia e Rio Verde (GO) e Luís Eduardo Magalhães (BA). Uma edição começou em Piracicaba no dia 06/03. As próximas turmas terão início nos seguintes locais e datas: Primavera do Leste (08/05); Balsas (13/05); Dourados (22/05) e Sinop (12/06). Novas turmas deverão ter início no 2º. Semestre de 2015 em L.E. Magalhães (BA), Londrina (PR) e Água Boa (MT). Contatos iniciais estão sendo mantidos em Cristalina (GO) e Taubaté (SP).


Interessados podem entrar em contato pelos emails manejo@esalq.usp.br, (19) 34172114 ou cdt@fealq.org.br, (19) 34176604.


Luís Reynaldo F. Alleoni (Arara F85) é Engenheiro Agrônomo, Coordenador do Curso de Especialização em Manejo do Solo, Editor-Chefe da Revista Scientia Agricola e foi Chefe do Depto. de Ciência do Solo de 2011 a 2014. Ex-Presidente da AAALQ (Gestao 83/84) , Nativo e nas (poucas) horas vagas - Comentarista Esportivo dos Jogos do "Nho Quim"

PUBLIQUE NO BLOG!