Blog Esalqueanos

10 anos e CAETANO RIPOLI ainda está presente (Hulq; F99)

24/02/2023 - Por marco lorenzzo cunali ripoli
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

2655 views 11 Gostei 303 Não gostei

Tomaz Caetano Cannavam Ripoli, nascido em 16 de fevereiro de 1947, considerava-se, com muita alegria, "caipiracicabano" e um defensor da cultura e patrimônio locais. Apesar de sua preocupação com a fala e escrita corretas, de vez em quando soltara aquele ´R´ característico da cidade, bem puxado, daquele jeito que conhecemos. Era um apaixonado: pela Família, profissão, política, esporte e fotografia.
 
Caetano se formou engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) em 1970 em Piracicaba/SP, desde os primeiros anos de sua graduação, se identificou com a fotografia. O esporte entrou em sua vida pelo legado de meu avô, Romeu Ítalo Ripoli, cidadão muito influente e polêmico em Piracicaba, que presidiu o XV de Novembro por muitos anos.
 
Romeu graduou-se em 1940 pela ESALQ-USP. No seu período universitário teve forte atuação e trabalho pela construção da sede própria do Centro Acadêmico Luiz de Queiroz, o que só se concretizaria em 1963. Em 1943, publicou o livro "Quarenta Anos de Glórias", narrando a história da Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz, entre 1903 e 1943.
 
Caetano, seu filho, era frequentemente abordado por jornalistas que queriam compartilhar suas experiências e conhecimento. Foi durante a graduação e um estágio com o professor Luiz Geraldo Mialhe que se interessou pela pesquisa em Máquinas e Implementos Agrícolas, com foco na melhoria da mecanização da cultura da cana-de-açúcar. Assim que se formou, participou da implementação da Faculdade de Agronomia Luiz Meneguel, em Bandeirantes (PR), a convite do professor Salvador Toledo Piza Jr. e foi um dos fundadores do renomeado Centro Tecnológico da Copersucar.
 
Em 1972, casou-se com Maria Lúcia, minha mãe, pessoa que mais o apoiou em toda sua vida. Digo com segurança que tudo que aprendi de bom foi graças a eles, o resto a vida se encarregou disso. A partir de 1982 Caetano começou a dar aulas na ESALQ-USP, onde permaneceu até 2012, pouco antes da doença mudar seus planos de vida, agregando uma coleção de mais de 21 mil imagens que registravam suas andanças pelo país e pelo mundo, com temas dos mais variados possíveis. Escreveu muitos livros e artigos técnicos no Brasil e no mundo, os quais até hoje são objeto de estudos.  
 
Caetano Ripoli foi quem idealizou e estudou a fundo, pela primeira vez no mundo, o conceito de recolhimento de palhiço de cana-de-açúcar com finalidade de cogeração de energia elétrica nas usinas e melhor manutenção da cultura. Hoje este palhiço é chamado de resíduo de colheita, ou ainda, simplesmente palha de cana.  Era chamado de louco e visionário, mas desde lá já pensava em um sistema sustentável e numa economia circular...  Fico muito feliz em saber que estava certo e testemunhar após poucos anos a sua ideia se tornar realidade em diversas usinas e fornecedores de cana, no Brasil e no mundo.
 
Tenho a felicidade de, por onde passo, de ser abordado por muitas pessoas que compartilharam momentos de alegria ao lado dele, mesmo muitas vezes de opiniões contrarias. Ao mesmo tempo, tenho a surpresa de ainda encontrar pessoas que não sabem de seu falecimento e o tem como vivo. Saudade de meu maior ídolo, meu pai!
 
Acredito que sua última e maior paixão foi quando seu neto, Matheus Ripoli Lara, piracicabano, nasceu em 10 de julho de 2010.  Sua maior tristeza não era tanto a doença, mas sim saber que não iria poder ver seu neto crescer...  Matheus foi seu melhor remédio...
 
Faleceu dia 24 de fevereiro de 2013, aos 66 anos, vítima de câncer.
 
Marco Lorenzzo Cunali Ripoli, Ph.D é engenheiro agrônomo e mestre em Máquinas Agrícolas pela ESALQ-USP e doutor em Energia na Agricultura pela UNESP, consultor, disruptor, empreendedor, mentor e fundador do programa transformacional O AGRO NÃO PARA.

Contato: mr@marcoripoli.com

PUBLIQUE NO BLOG!