Acontece ESALQ

Professor Elliot Kitajima é selecionado para Prêmio Kiyoshi Yamamoto

14/08/2019 - Por
511 views 4 Gostei 0 Não gostei

O professor Elliot Watanabe Kitajima (F58) teve seu nome selecionado para o 49º Prêmio Kiyoshi Yamamoto, que tem como objetivo homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da agricultura no Brasil. A cerimônia de premiação será no dia 8 de novembro, às 19h, no Salão Nobre do Bunkyo, em São Paulo.

A indicação de Kitajima ao prêmio foi feita pela Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz), entidade sem fins lucrativos ligada à Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), e pela Adealq (Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). "Kitajima tornou-se uma referência no âmbito acadêmico nacional dentro da virologia vegetal, sendo também reconhecido internacionalmente, com mais de 200 trabalhos científicos publicados. A sua vida familiar e trajetória profissional exitosas, baseadas em valores éticos e voltadas ao bem-estar da sociedade o recomendam, sem dúvida, ao recebimento da premiação", destacou o diretor-presidente da Fealq, Sergio De Zen.

O presidente da Adealq, André Dias, ressaltou a contribuição de Kitajima para a área fitossanitária do País. "É sempre um orgulho podermos indicar um ex-Aluno para um reconhecimento justo e merecido. O professor Kitajima, além de formular medidas efetivas de controle pautadas na sustentabilidade e respeito ao meio ambiente para inúmeras doenças causadas por vírus, generosamente transferiu seu conhecimento a milhares de profissionais que passaram por sua sala de aula e seus laboratórios."

Para Kitajima, a premiação é um marco em sua trajetória, além de ser uma oportunidade de difundir o conhecimento e inspirar novas iniciativas. "Foi muito gratificante ter a indicação a este prêmio. Recebo com emoção esse reconhecimento a minhas atividades de pesquisa, ensino e extensão, ao longo da minha carreira iniciada em 1959", declarou o professor, responsável pela recente criação de uma família de vírus de planta (do grupo da leprose do citrus) levando seu nome - Kitaviridae, homologado pela International Committee for Virus Taxonomy."

PRÊMIO - Instituído em 1965 pela Associação Brasileira de Estudos Técnicos da Agricultura (Abeta), o Prêmio Kiyoshi Yamamoto é um dos prêmios mais tradicionais do setor agrícola do Brasil. Desde 1999, é promovido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), já tendo premiado mais de 150 pessoas e instituições por suas relevantes contribuições ao Brasil nas áreas de produção vegetal, produção animal, ensino, pesquisa, fomento, inovação e difusão de técnicas agropecuárias, bem como ações comunitárias e sociais.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FEALQ




PUBLICIDADE
APOIADORES