Acontece ESALQ

Importância da contabilidade para os negócios

26/08/2019 - Por
257 views 2 Gostei 0 Não gostei






















Importância da contabilidade para os negócios


Quem nunca ficou doente e teve de se consultar com algum médico? Mesmo aqueles com costumes mais saudáveis ou os mais renitentes tiveram de, em algum momento de suas vidas, ir a alguma consulta médica para checar sua saúde.


Dentro de um negócio, o controle financeiro pode ser comparado como uma consulta da saúde do empreendimento, checando se o mesmo se encontra saudável financeiramente. Assim, a contabilidade pode ser considerada como a medicina da organização, que serão examinadas as contas da empresa, possibilitando que o gestor possa contar com mais informações para o processo de tomada de decisões.


Segundo Barros (2002), contabilidade pode ser definida como uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativas aos atos e fatos da Administração e da Economia. Mais especificamente, trata-se do estudo e do controle do patrimônio das entidades (empresas). Isso é feito por meio dos registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos.


Portanto, a contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio da organização, buscando controlá-lo de maneira organizada e estratégica. Além disso, a contabilidade de uma empresa pode apresentar informações valiosas para suas diversas partes interessadas (os chamados Stakeholders), tais quais fornecedores, investidores, clientes, funcionários dentre outros. Mostrando-se importante não só para a tomada de decisões interna das empresas, mas também para o processo decisório de suas partes externas.


Contudo, para que a visualização da saúde financeira da empresa seja facilitada é feito uso dos demonstrativos financeiros, os quais auxiliam nessa organização e agrupam os dados que podem ser coletados nos empreendimentos de maneira mais estratégica, atendendo as necessidades dos stakeholders. Alguns exemplos desses demonstrativos são o Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado de Exercício e Fluxo de caixa.


A coleta de dados para a elaboração desses demonstrativos é feita através de notas fiscais, extratos bancários e até relatórios financeiros das organizações. Esses, apesar de alguns serem obrigatórios para empresas de grande porte, são essenciais para organizações de qualquer porte. Sem um controle financeiro se torna muito difícil tomar qualquer decisão. São informações fundamentais quando se pretende executar qualquer modificação no sistema da empresa, seja para projetos maiores, como a ampliação do espaço físico ou até para alterações simples, como a definição dos custos dos produtos oferecidos.


Em empresas que não saíram do papel ainda, essas informações podem ser fundamentais para a definição dos principais pontos do negócio almejado. Projetando alguns demonstrativos financeiros baseados nos gastos estimados para o negócio, pode-se, por exemplo, definir qual o investimento inicial necessário, quais serão os gastos fixos e variáveis do negócio, qual o capital de giro necessário para manter o empreendimento, dentre outras informações cruciais para analisar a viabilidade desse novo negócio.


Portanto, assim como a medicina é um ramo do conhecimento fundamental para a manutenção da saúde do ser humano, a contabilidade é uma ciência de suma importância, a qual visa examinar e controlar a saúde financeira das organizações. Gerando informações contábeis para que o gestor possa tomar decisões mais precisas e seguras para que o empreendimento siga sempre saudável financeiramente.




Autor:


Caio Rosateli


Diretor de Marketing - ADECA Agronegócios


Graduando em Administração, ESALQ/USP







PUBLICIDADE
APOIADORES