Acontece ESALQ

EGRESSO DA ESALQ RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL

14/07/2015 - Por
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

7884 views 0 Gostei 0 Não gostei











RobertoRodrigues6.jpg 


Ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é homenageado com a mais alta honraria concedida pelo movimento mundial das cooperativas de crédito


Desde o último domingo, 12 de julho, está sendo realizada em Denver, nos Estados Unidos, a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, atividade promovida pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu), que tem como objetivo o compartilhamento de informações e das melhores práticas do cooperativismo de crédito. Na programação do evento, que segue até o próximo dia 15, destaque para a entrega do Distinguished Service Award (DSA), distinção a que fará jus o engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Roberto Rodrigues.


O Prêmio, maior reconhecimento a contribuições relevantes para o desenvolvimento internacional do segmento, é concedido há cerca de 30 anos, àqueles que têm como missão expandir e fortalecer a inclusão financeira para além de seus países. O embaixador especial para o cooperativismo de crédito no Brasil da Organização das Nações Unidas (ONU), Roberto Rodrigues, será homenageado pela dedicação, há mais de 40 anos, ao cooperativismo de crédito.


 O cooperativista


Engenheiro agrônomo formado pela USP/ESALQ, em 1965, com cursos de aperfeiçoamento em administração rural e título de Doutor Honoris Causa pela UNESP. No campo acadêmico, é coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e pesquisador visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP.


Foi presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) nos mandatos de 1985 e de 1991; e presidente da Organização Internacional de Cooperativas Agrícolas e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), de 1997 a 2001. Entre as realizações está a coordenação dos trabalhos que levaram à autogestão do sistema cooperativista, por meio das conquistas obtidas junto à Constituição de 1988, alcançadas pela Frente Parlamentar Cooperativista, estimulada por ele, então presidente da OCB.  


Foi membro do Conselho Superior de Agronegócio da FIESP; ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (janeiro de 2003 a junho de 2006); presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG) e da Sociedade Rural Brasileira (SRB); secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo; e coordenou o setor privado no Fórum Nacional da Agricultura. Também foi membro da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), do Conselho Assessor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), do Conselho Estadual da Ciência e Tecnologia (CONCITE), do Conselho de Administração da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP FGV), do Alto Conselho Agrícola do Estado de São Paulo, do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, do Centro de Conhecimento em Agronegócios - PENSA e doInternational Food and Agribusiness Management Association (IAMA), entre outros.











Alicia Nascimento Aguiar


Jornalista


alicia.esalq@usp.br













Assessoria de Comunicação (Acom)


USP ESALQ


Av. Pádua Dias, 11 Caixa Postal 9


Piracicaba - SP


13418-900




Telefones: (19) 3429.4485/4109 e 3447.8613


Telfax: (19) 3429.4477


www.esalq.usp.br/acom


acom.esalq@usp.br




PUBLICIDADE
APOIADORES