Blog Esalqueanos

Democracia ou cleptocracia?

01/11/2022 - Por elton schaaf zotelli
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

275 views 0 Gostei 6 Não gostei

Democracia ou cleptocracia?

Para iniciar o texto, segue abaixo definição de cleptocracia retirada do Wikipedia:

"Cleptocracia (do grego, κλ?πτης kléptes, "ladrão", κλ?πτω klépto, "roubar", e -κρατ?α -kratía de κρ?τος krátos, "poder, governo") é um governo cujos líderes corruptos (cleptocratas) usam o poder político para se apropriar da riqueza de sua nação, geralmente com o desvio ou apropriação indevida de fundos do governo às custas da população em geral."

Depois da mais polarizada eleição, cheia de fake news de todos os lados, decisões arbitrárias do supremo tribunal eleitoral, suspeitas de compra de votos, enfim o novo presidente está eleito.

Em 2018 a direita tinha a opção do Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro entre outros. Alckmin já tinha sido governador de São Paulo e era político de expressão, enquanto o Bolsonaro era praticamente desconhecido fora do Rio de Janeiro. 

Bolsonaro acabou sendo eleito presidente. Agora em 2022, a esquerda tinha o Lula e o Ciro Gomes entre outros. Lula já carregava nas costas um currículo de escândalos dos 16 anos da chapa do pt, além de ter sido permitido concorrer num esquema jurídico meticulosamente planejado desde que havia sido preso. Ciro é um político conhecido e de muita expressão, já havia se candidatado outras vezes, e nada constava contra ele. Porque então não eleger Ciro, que recebeu apenas 3,04% dos votos? Não foi pela democracia, pela Amazônia, pelas minorias, pelos mais pobres, etc. Foi pela cleptocracia, tinham que colocar o criminoso de volta na cena do crime.

Quem elegeu Lula teve a opção e não titubeou.

Sou do agro com muito orgulho, e não sou facista.

Pulvilho F98 (Elton Schaaf Zotelli, engenheiro agrônomo, ex-morador da República Disbwm)

PUBLIQUE NO BLOG!
PUBLICIDADE
APOIADORES