A História da ADEALQ


Em reunião realizada no Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (CALQ), no dia 5 de dezembro de 1943, foi fundada a Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" a ADEALQ. Nesta reunião, presidida pelo Prof. José de Mello Moraes, foi feita a leitura do anteprojeto do Estatuto, que propunha o seguinte objetivo: "Sociedade destinada a promover a aproximação intelectual entre os ex-alunos da ESALQ e mantê-los em permanente contato com este estabelecimento a fim de que possam, unidos, cooperar pelo seu engrandecimento".

Apesar do espírito empreendedor de seus fundadores, a ADEALQ somente constituiu sua primeira diretoria executiva em 14 de setembro de 1957, tendo como presidente de honra o Prof. Érico da Rocha Nobre, presidente - Prof. Alcides Di Paravicini Torres, Ednir Paes de Barros - vice-presidente, Linneu Corte Brilho - secretário geral, Ermor Zambello - 1º secretário, Wilson Ribas - 2º secretário, Louis Neptune Menard - 1º tesoureiro e Manoel Alid de Oliveira - 2º tesoureiro. Neste mesmo ano a lei estadual nº 3837 instituía a Semana "Luiz de Queiroz", que teve suas atividades regulamentadas em 1976, através do decreto nº 7831, assinado pelo então Governador do Estado Paulo Egydio Martins. Foi a partir de 1976 que as atividades da ADEALQ se intensificaram, tendo neste mesmo ano participado da organização da Semana "Luiz de Queiroz", que comemorou o 75ºAniversário da ESALQ. Dessa data em diante passou a programar, anualmente, as atividades da Semana que culmina com a reunião de confraternização das turmas qüinqüenais dos ex-alunos da Escola.

De 1979 em diante, com o apoio dos diretores da ESALQ e, posteriormente, também dos prefeitos do Campus Luiz de Queiroz, a ADEALQ se reestruturou. Graças à continuidade de trabalho de suas diretorias, foi possível estabelecer física e legalmente a Associação, sendo que as principais realizações foram:

- desde 1982, a ADEALQ possui um local próprio dentro da ESALQ para desenvolver suas atividades;
- ainda em 1982, a douta Congregação da Escola foi consultada pela ADEALQ, sobre a possibilidade de participação de um ex-aluno como membro da mesma, A solicitação foi aprovada;
- em 1984, foi publicado o primeiro número da Revista da ADEALQ, Desde então, além das edições normais, foram publicadas edições especiais comemorativas aos "85 anos da ESALQ", "100 anos do IAC" , "90 anos da ESALQ" e o Centenário da Esalq. Hoje já estamos na edição de numero 42;
- no dia 10 de março de 1987, o Diário Oficial do Município de Piracicaba publicava, para fins de registro, o extrato do estatuto da ADEALQ. No mesmo ano, foi eleita a primeira Diretoria, segundo as novas normas;
- em fevereiro de 1988, a Associação, finalmente passava a ser uma instituição legalmente estabelecida com a obtenção do seu CGC;
- ainda em 1988 promoveu um concurso para criação de um logotipo, sendo o vencedor registrado em cartório;
- a mais recente conquista foi ter sido declarada de Utilidade Pública Estadual, Lei nº 7240 de 10/05/1991, graças ao trabalho de outro ex-aluno, na época Deputado Estadual, Jairo Ribeiro de Mattos.

» Conheça nossa atual diretoria e conselho executivo
» Veja o documento de contribuição da ESALQ nos 75 anos de USP

Com o apoio da Diretoria da ESALQ e Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz, a nossa Associação, torna-se hoje uma das poucas associações de ex-alunos que consegue reunir, anualmente, grande parte dos formados nas comemorações de seu quinquênio, tornando-se tão conhecida, que ex-alunos de outras escolas, freqüentemente, nos consultam sobre a organização, estatuto e manutenção.

Por tudo isto esperamos que todo Esalqueano participe da ADEALQ que é também um símbolo de tradição de nossa gloriosa Escola.

Vídeos históricos da ESALQ:

 

Hino à ESALQ
 
O Espírito do Lugar



Imagens históricas da ESALQ


Ilustrações das cadeiras


Jornal "O Solo" de 1910:


Jornal "A Voz da CEA" de 1970 e 1971:



Manual do Bixo de 1977:


Turma de 1929 (Contribuição da Tia Alice (F74) e Pikira (F87)):


Todos os direitos reservados © ADEALQ 2017 - Desenvolvido por Estratégia1
facebook twitter linkedin