Blog Esalqueanos

Curso de conservação de solo na cultura da cana-de-açúcar

07/12/2017 - Por gustavo casoni da rocha
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11183 views 4 Gostei 0 Não gostei

Curso de conservação de solo na cultura da cana-de-açúcar

Cooperação entre ESALQ, IAC, UNICA e usinas cria curso de aperfeiçoamento e levantamento de boas práticas de conservação do solo e da água

 

As alterações de manejo do cultivo de cana-de-açúcar são constantes e os profissionais do setor devem ser capazes de adaptar as práticas conservacionistas às novas tecnologias. Atualmente o setor canavieiro passa pelo desafio de conciliar rendimento operacional e as vantagens ambientais da colheita mecanizada de cana sem queima com a conservação do solo.

As ferramentas que hoje o setor dispõe para o planejamento e a execução de projetos técnicos se sofisticaram, levando à necessidade de aperfeiçoamento e atualização das recomendações das práticas conservacionistas, entendendo seus pontos fortes e fracos nos diferentes ambientes em que a cultura da cana-de-açúcar é explorada.

Lacunas de formação foram observadas por pesquisadores da ESALQ e IAC que, em cooperação com a UNICA e usinas, oferecem um curso de aperfeiçoamento em conservação de solo para a cultura da cana-de-açúcar. O público alvo é composto de profissionais que já trabalham no setor ou aqueles que busquem uma formação específica no tema.

O curso "Conservação de solo na cultura da cana-de-açúcar" foi criado na ESALQ, com início previsto para fevereiro de 2018. O curso terá 180 horas, certificação USP/ESALQ, duração de 6 meses e aulas em Piracicaba. As inscrições estão abertas no site http://fealq.org.br/informacoes-do-curso-de-especializacao/?id=593. A seleção dos participantes será feita por meio de análise de currículo e carta de apresentação. São 33 vagas por edição.

O curso conta com diferentes módulos, buscando envolver conhecimentos conceituais da conservação de solo, como tipos de solos, clima, mecânica do processo erosivo e ferramentas de localização espacial; e sua aplicação em planejamento, dimensionamento e execução de sistemas de conservação de solo. Alcançando o objetivo de desenvolver habilidades de planejamento e dimensionamento de sistemas de conservação de solo eficientes do ponto de vista ambiental e operacional de forma completa.

 "O curso terá um bom equilíbrio entre o aprofundamento de conceitos teóricos e experiência prática. Vamos aproveitar a oportunidade de troca de experiências entre os alunos, buscando ouvir diferentes vozes e visões sobre o dia-a-dia na conservação de solo de cada um e construir um conhecimento de forma ativa. O projeto pedagógico do curso está sendo executado com muito cuidado, o que permitirá trazer para as aulas uma análise crítica dos alunos das inovações na área de conservação do solo e a realidade do dia-a-dia vivida no campo. " Prof. Gerd Sparovek (ESALQ, coordenador geral)

O curso é inovador em sua fase preparatória. Os organizadores do curso já vêm percorrendo diversas usinas e registrando informações sobre inovação na área de conservação do solo. Estas unidades se dispuseram a cooperar proporcionando acesso às suas estratégias de inovação. Já foram avaliadas 17 áreas em cinco usinas, e mais usinas serão avaliadas. Estas informações estão sendo organizadas e servirão de material pedagógico durante o curso. Alinham-se assim sólidos conhecimentos teóricos sobre os fundamentos da conservação do solo das universidades e institutos de pesquisa com a diversidade e o realismo do dia-a-dia da inovação e de boas práticas dos produtores. Com isto, o curso poderá apresentar e permitir aos participantes analisarem de forma crítica os conhecimentos já consagrados na área assim como as inovações em boas práticas ainda em teste na realidade de campo atual, abrangendo diferentes situações de solo, clima e manejo assim como distintas realidades empresariais.

Estes materiais organizados na forma de apostilas, planilhas interativas e apresentações, estarão disponíveis aos participantes do curso.


Informações:

conservacaodesolo@usp.br ou cdt@fealq.com.br

http://fealq.org.br/informacoes-do-curso-de-especializacao/?id=593

PUBLIQUE NO BLOG!