Blog Esalqueanos

Arborização Urbana: a árvore certa no local certo (Lenha F97)

18/08/2017 - Por ronan pereira machado
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11096 views 0 Gostei 0 Não gostei

ventolin overdose

ventolin over the counter uk perfectvoice.perfect-10.tv

Cada vez é maior o interesse e a preocupação com a arborização e as áreas verdes das cidades, devido principalmente aos inúmeros benefícios, além da própria preocupação da sociedade em relação a sustentabilidade e meio ambiente.

Um dos grandes desafios é gerenciar de forma eficiente, através de um plano diretor, adotando um conjunto de métodos e medidas para a preservação, planejamento, manejo e gerenciamento das áreas verdes e arborização.

Descrição: E:\TREES\Fotos\NATIVAS\Farinha seca\IMG_1361.JPG


























Um dos fatores essenciais para obter sucesso em um plano de arborização é a escolha adequada da árvore que será plantada. Para isso é necessário avaliar as inúmeras características físicas, fisiológicas e exigências ambientais das espécies disponíveis. Portanto antes da escolha é fundamental responder quatro questões básicas: "Por que a árvore está sendo plantada?"; "Onde será plantada?"; "De que forma será plantada e mantida?"; "Quais as características são desejáveis na espécie?".

 

"Por que a árvore está sendo plantada?" - É necessário conhecer bem o objetivo e o papel que a árvore irá exercer, como por exemplo: sombreamento, melhora do clima urbano, efeito paisagístico ou simplesmente para cumprimento de algum Termo ambiental (TAC ou TCA).


"Onde será plantada?" - Ou seja, a árvore certa no local certo, respeitando a disponibilidade de espaço, as condições locais e suas limitações.

 

"De que forma será plantada e mantida?" - Escolhendo assim o padrão de muda ideal para o plantio. Mudas maiores: mais resistentes, menor manutenção e maior custo; Mudas menores: custo menor, maior manutenção e resultado mais demorado.

Descrição: E:\TREES\Fotos\NATIVAS\Sapucaia\Sapucaia 5.JPG






















"Quais as características são desejáveis na espécie?" - Avaliando a forma de crescimento, arquitetura de copa, o sistema radicular, o tipo de frutos, informações fenológicas e outras caraterísticas.

 

Por mais simples que possa parecer, a escolha da árvore ideal deve ser visto de forma profissional e responsável, pois o plantio de uma espécie errada pode vir a ser um grande problema no futuro, ainda mais em um meio urbano com  interações diversas.

 

Ronan Pereira Machado (Lenha, F97), Msc. Eng. Agr. da Trees AgroComercial e Serviços Ltda

PUBLIQUE NO BLOG!