Blog Esalqueanos

Podcast. Pode o quê??? (Prudence;09)

06/04/2018 - Por paulo moraes ozaki
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11188 views 2 Gostei 0 Não gostei
Assim como muita gente, eu fui apresentado ao Podcast através da indicação de um amigo. Na época eu trabalhava em uma fazenda no interior do Pará, localizada no município de Xinguara. Era um grupo grande, que possuía uma gama de consultores que, de tempos em tempos, apareciam por lá. E foi então naquele ano de 2013 que uma das vendas que cobriam meus olhos foi retirada, me mostrando um universo cheio de conhecimento que eu desconhecia. E o responsável por isso foi o Fernando Martins, da Agroexata. Obrigado Dindin!

O Podcast, em termos de conteúdo, não se diferencia muito de um programa de rádio ou até mesmo de um programa de televisão. O que diferencia o Podcast das outras mídias é simplesmente a sua forma de distribuição, motivo pelo qual, na minha opinião, traz à ferramenta uma grande vantagem comparativa em relação às mídias tradicionais. Criado oficialmente em 2004 (é muito recente!), o Podcast inovou, pois, com isso se tornou possível transferir um arquivo de áudio através de um RSS (Really Simple Syndication). 

Ótimo, mas o que isso quer dizer???

Bom, numa linguagem bem simples, que até um colono consegue entender, isso quer dizer que ao assinar um RSS, você tem um conteúdo sob demanda, que te permite ouvir o que quiser, na hora que você bem entender. Não é fantástico?? Você não precisa ficar na frente da TV, não precisa ter um rádio e não necessariamente você precisa ter internet na hora, uma vez que é possível baixar e sair escutando! E a melhor parte... Normalmente é tudo gratuito, cabe em qualquer smartphone e é feito por pessoas como você e eu!

Lembro que lá em 2013 eu procurei por Podcasts relacionados ao agronegócio, mas não encontrei. Passaram-se os anos... Eu acompanhei alguns programas, fiquei um tempo sem escutar também, por diversos motivos... Até que no meio do ano passado eu fiz uma nova pesquisa e, novamente, não haviam programas voltados pro nosso setor no Brasil, que realmente se pareciam com o modelo de Podcast... Por outro lado, nos Estados Unidos, assim como em países europeus, uma infinidade de programas muito legais estavam bombando! 

Aí eu pensei: "Eu consigo fazer um programa desse! ". E foi então que no dia 4 de setembro de 2017 eu lancei o primeiro Podcast do Agronegócio brasileiro, o Agro Resenha Podcast

Ao longo da minha carreira como agrônomo, venho percebendo uma lacuna muito grande entre o que é feito no campo e o que as pessoas da cidade imaginam que é feito lá. Além disso, sempre me incomodou a ideia de que as pessoas da cidade enxergam o homem do campo como um malfeitor, talvez porque na minha família a vida no campo sempre foi valorizada, já que a base dela foi o meu avô que, quando era vivo, foi pecuarista e agricultor no interior de Mato Grosso.

Nesta semana em que o meu programa completou 30 episódios, o que me deixa a 5 meses de completar um ano de existência, este filme passou na minha cabeça, porque acredito que qualquer pessoa pode dar sua contribuição para o nosso setor e, por que não, para a sociedade. Temos no Brasil 19 milhões de pessoas que trabalham diretamente ou indiretamente com o agronegócio e que, com certeza, estão alheios à esta tecnologia fabulosa. Quantos agrônomos, zootecnistas, veterinários, técnicos agrícolas, engenheiros florestais e tantos outros não viajam 2.000, 3.000 quilômetros por mês para atender aos produtores, assim como eu fazia? Quanto tempo no deslocamento eles gastam escutando sertanejo, funk e outras "cositas más", quando poderiam estar adquirindo conhecimento? 

Segundo algumas estimativas, no Brasil existem mais de 1.400 Podcasts ativos, com diversos temas. Você certamente vai encontrar algum que se encaixa no seu perfil!

Assim como um amigo me indicou um Podcast lá em 2013, eu te convido a tirar esta venda que está nos seus olhos hoje, em 2018!

PUBLIQUE NO BLOG!