Blog Esalqueanos

O Controle de Bicudo do Algodoeiro - Plano de Defesa Agropecuária 2015 - 2020 (Guaimbê)

21/05/2015 - Por evaldo kazushi takizawa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11918 views 0 Gostei 0 Não gostei

* Evaldo Kazushi Takizawa

No último dia 06/05/2015 a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, entregou à presidenta Dilma Rousseff o Plano de Defesa Agropecuária 2015/2020 (PDA), que define estratégias e ações para evitar e combater a pragas nas lavouras e doenças nos rebanhos brasileiros e entre as pragas contempladas o Bicudo do Algodoeiro foi destaque.

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA) promoveu em Brasília (DF) no dia 08/05/2015 um Workshop sobre Bicudo do Algodoeiro, estiveram presentes representantes de todas as associações de produtores de algodão estaduais, consultores, pesquisadores, produtores, representantes das agências de defesa fitossanitária estaduais e federais.

Bicudo.JPG

Desde a primeira constatação do Bicudo do Algodoeiro no Estado de São Paulo em 1983 e quando as primeiras medidas de contenção ou bloqueio não foram executadas o crescimento vertiginoso desta praga frustra o insucesso dos programas de controle e supressão.

Apesar do conhecimento centenário sobre os métodos de controle deste inseto, nos dias de hoje o grande responsável pela disseminação do Bicudo é a falta da conscientização da necessidade de uma destruição eficiente dos restos culturais, o consenso é que todos sabem, mas poucos executam.

O Mato Grosso vivenciará nesta safra de algodão a pior infestação de Bicudo do Algodoeiro desde que o algodoeiro se estabeleceu nas regiões de Cerrado, as causas são muito óbvias e a visão positiva desta situação é que a solução é mais simples e não exige medidas desconhecidas, falta apenas a ação ou execução das medidas consagradas.

 * Evaldo Kazushi Takizawa (Guaimbê F90), Engenheiro Agrônomo, F 1990 é Sócio da Ceres Consultoria Agronomica, Sócio Mantenedor da ADEALQ e Ex Morador da Republica SS Pau Torto

PUBLIQUE NO BLOG!