Blog Esalqueanos

Nosso Beisebol (Guará F15)

21/03/2016 - Por maurice fabian scaloppi
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

12310 views 0 Gostei 0 Não gostei

basebol.jpg

O beisebol teve inicio na ESALQ no final dos anos 50, mas foi em 1960 com a chegada de Chiriki Yoshii, intercambista vindo do Japão, que a prática do esporte foi consolidada na escola. Chiriki foi responsável pelo projeto e construção do campo de beisebol da ESALQ em 1962, considerado o segundo campo de beisebol universitário do Brasil, além de se tornar o técnico e líder do time.

Com um grande número de ingressantes descendentes de japoneses e adeptos ao esporte na ESALQ, o time de beisebol se torna uma potência, e ganha reputação de “imbatível” nas competições universitárias, conquistando vários títulos em diversas ocasiões. Vários jogadores da seleção brasileira já passaram pelo time da ESALQ, como Huguiyoshi Sugeta (Pinochio F65), que defendeu a seleção brasileira de 1958 a 1971, e nesse período foi tetracampeão Pan-Americano, sendo considerado como o melhor arremessador do beisebol brasileiro. Há relatos de antigos jogadores, que nas décadas de 80, 90 e começo dos anos 2000, o time chegava ter 30 jogadores, sendo o beisebol um dos esportes mais prestigiados da ESALQ. 

Atualmente, o beisebol na ESALQ segue mantendo a tradição, participando de campeonatos importantes como: InterUSP, LPB (Liga Paulista de Beisebol), CBBSU (Campeonato Brasileiro de Beisebol e Softbol Universitário), entre outros.  Com treinos semanais, o beisebol preza pela disciplina e união entre os membros do time, e entre os times como um todo.

Maurice Fabian Scaloppi (Guará)

Economista – ESALQ/USP

Graduando em Engenharia Agronômica – ESALQ/USP

Presidente AAALQ 2011/2012

Diretor de Atletismo 2009/2014

Morador da República Lesma Lerda

mfscaloppi@gmail.com


PUBLIQUE NO BLOG!