Blog Esalqueanos

Mochileiros do Agro - O começo da viagem (Dir²uba e Faxa-Rosa)

30/04/2015 - Por henrique zaparoli marques
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

13140 views 1 Gostei 2 Não gostei

Começo da viagem

5 forcas porterEra outubro, eu estava em Harvard e o sol ainda convidava a um cochilo no gramado da universidade. Daquele lugar brotavam ideias novas e eu acabara de ler sobre as 5 forças de porter. Essas forças permitem entender as estratégias competitivas de um determinado setor. Decidi que quando eu voltasse para o Brasil eu iria até o Oeste da Bahia aplicando essa metodologia ao agronegócio. Eu queria visitar produtores, agroindústrias e pesquisadores, mas, para tanto, eu precisava de um companheiro de aventuras.

Eu precisava encontrar um amigo com 1 mês livre e que sonhasse mais longe, que topasse ideias súbitas e também tivesse a ambição de mudar o mundo. Esse amigo era o Dirruba. Liguei para ele e, batata, ele aceitou! Seriam 35 dias e 6.000km conhecendo lugares diferentes e pessoas novas.

Population

Projeções de crescimento da população

Agronegócio é um termo amplo que reúne diferentes setores ligados à agricultura. Das indústrias de máquinas e implementos às processoradoras de alimentos e distribuidoras. Tudo à montante e à jusante da produção agrícola. Esse conjunto de atividades representa mais de 22% do PIB brasileiro e mais de 40% das exportações do país. Para ter uma ideia, são mais de 980 bilhões de reais e uma perspectiva de crescimento muito promissora. A população mundial deve passar dos 9 bilhões antes de 2050, gerando um aumento de 60% na demanda por alimentos e o Brasil sozinho deve suprir 40% desse novo mercado.

O campo brasileiro, no entanto enfrenta diversos desafios e uma produção sustentável exige a adoção de diferentes estratégias. É isso que eu e o Henrique queremos entender. Quais caminhos tem sido tomados? como os brasileiros do campo vêem o setor? e como explorar novas oportunidades?

Em janeiro, já em terras brasileiras, nós nos encontramos e organizamos a viagem. Decidimos onde parar, o que visitar, para quem ligar e procuramos um carro. Iriamos com um LandRover Defender 1999 (um dos últimos a serem montados no Brasil) mas uma chave espanada e parafusos de alumínio impediram a troca de um pneu. A perspectiva de estar longe de tudo e não conseguir fazer algo tão simples exigiu o abandono desse 4×4 imponente com ar de bandeirante. Equipados com outro carro, uma câmera e alguns cadernos, partimos nessa viagem por um Brasil que é competitivo, que merece mais atenção e que oferece tantas oportunidades para quem tem visão!

Henrique Zaparoli Marques (Dir²uba F-14), Engenheiro Agrônomo, Pesquisador na Clinica do Leite do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, Ex-morador da República Barracão

Jonas Hipolito de Assis Filho (Faxa Rosa F-12), Engenheiro Agrônomo, Investidor em empresas do agronegócio, Ex-morador da República Barracão

PUBLIQUE NO BLOG!