Blog Esalqueanos

Experiência Democrática (Pinduca F68)

05/03/2016 - Por marcio joão scaléa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

10804 views 0 Gostei 0 Não gostei

EXPERIÊNCIA COM A DEMOCRACIA

O Adolescente era secretário do Renner Futebol de Salão. Tinha o presidente, o vice, o tesoureiro e ele. As reuniões eram aos sábados à noite na garagem da casa do tesoureiro, na Rua Dona Elisa, onde se discutiam os assuntos relativos à gestão do clube : compromissos, participação em torneios, campanhas para angariar fundos, prestação de contas, etc. Ser secretário era uma forma de participar, pois jogar bola ele jogava muito pouco.

 

Naquele sábado o assunto principal seria a readmissão de um ex-companheiro, exonerado por malversação de fundos e outras desonestidades. Ele sumira com algumas camisas do clube (dizia-se que as vendera), assim como tendo pegado com o tesoureiro uma quantia para a compra de bolas novas, não as comprara e nem devolvera o dinheiro. Fora expulso.

 

Mas esse desonesto jogava muito bem. Expulso do Renner, foi jogar no seu principal rival, o time da Rua Tupi, que nem nome tinha. Lá, ele fazia muito sucesso com seus dribles desconcertantes e a torcida de sua irmã, a garota mais gostosa das redondezas.

 

O Adolescente, assim como grande parte dos companheiros de clube, era contra a readmissão do craque, e parecia que essa seria a decisão da assembléia. Mas havia muita pressão por parte do presidente (que só pensava numa revanche contra o time da Rua Tupi) e do vice (que só pensava na irmã do jogador). Começada a reunião, lida a ata da reunião anterior, passou-se ao assunto do dia, a readmissão do fulano. Prós e contras, vantagens e desvantagens, tudo exposto e discutido, democraticamente, deu-se início à votação, que quase por unanimidade reconduziu o craque à condição de atleta do Renner Futebol de Salão. O único voto contra foi o do Adolescente, que engolindo em seco respondeu ao presidente que lhe perguntava qual o próximo assunto :

 

- O próximo assunto é a minha demissão, seu presidente.

 

Que foi aceita imediatamente, o que levou o Adolescente a concluir que é muito mais  fácil achar um novo secretário para um time de futebol do que conseguir um craque com uma irmã gostosa.


Marcio Joao Scaléa (Pinduca F68) é Engenheiro Agrônomo ex morador da Republica Mosteiro

PUBLIQUE NO BLOG!