Blog Esalqueanos

Esalq comemora 114 anos de fundação

05/06/2015 - Por jornal de piracicaba
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11621 views 0 Gostei 0 Não gostei
AdealqUma das unidades fundadoras da USP (Universidade de São Paulo) e pioneira no ensino de pós-graduação, a Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) completa nesta quarta-feira (3/06) 114 anos de fundação.

Fundada em 1901, a Esalq é uma instituição pública e gratuita, e conta com sete cursos de graduação: Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental, além de cursos de pós-graduação em mestrado e doutorado.

Conta com cerca de 2.300 estudantes na graduação e 1.200 alunos na pós-graduação.

A instituição já formou 14.286 profissionais na graduação e 8.619 na pós-graduação, sendo 2.883 doutores e 5.736 mestres.

Para celebrar a data, a Esalq realiza nesta quarta um evento comemorativo aos 45 anos da implantação dos cursos de doutorado, que são pioneiros na América Latina, com os programas de Fitopatologia, Genética e Melhoramento de Plantas, e de Solos e Nutrição de Plantas.

Serão celebrados ainda os 25 anos da criação dos cursos de doutorado nos programas em Economia Aplicada e em Irrigação e Drenagem (atual Engenharia de Sistemas Agrícolas).

Também nesta quarta, um café da manhã no Centro de Vivência irá marcar o início do Mês do Meio Ambiente.

Outros eventos culturais, científicos e de extensão integram o calendário de comemorações dos 114 anos da instituição.

Na próxima semana, serão realizadas atividades como treinamento avançado em nutrição de bovinos; tecnologias e boas práticas de fabricação de queijos, e oficina e gincana fotográfica.

No dia 10, haverá uma aula aberta para toda a comunidade sobre plantas alimentícias não convencionais.

No dia 12, o Museu “Luiz de Queiroz” inaugura a exposição “Natureza imaginária”, com obras da artista Maria Atalie Rodrigues Alves.

De 15 a 20 de junho, haverá treinamento em irrigação de pastagens e treinamento em boas práticas para manipuladores de alimentos.

No dia 20, a Casa do Produtor Rural coordenará as ações do ciclo de palestras sobre produção de vinho de qualidade.

E, entre 22 e 26 de junho, haverá debate sobre os 40 anos do Proálcool.
PUBLIQUE NO BLOG!