Blog Esalqueanos

Engenheiro Agrônomo (Menten)

12/10/2016 - Por josé otávio machado menten
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11662 views 0 Gostei 0 Não gostei
Engenheiro Agrônomo: produção de alimentos, fibras e energia com respeito ao ambiente e às pessoas 

Por José Otavio Menten, Diretor Financeiro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS), Eng. Agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia, Pós-Doutorados em Manejo de Pragas e Biotecnologia, Professor Associado da ESALQ/USP.  

A produção agrícola é fundamental na vida das pessoas. Não há paz na Terra se houver fome. A produção de alimentos, assim como de fibras e agroenergia, depende da ação de diversos profissionais. Entretanto, o mais importante é o engenheiro agrônomo, juntamente com os produtores rurais. Trata-se de um profissional com sólida formação básica em matemática, física, química e biologia e ampla formação profissional nas áreas de exatas, biológicas e humanas. Tem competência para atuar em todas as fases das cadeias produtivas, desde a produção de insumos (sementes e mudas, fertilizantes e calcário, produtos fitossanitários), máquinas e equipamentos, planejamento, seguro e financiamento rural (atividades "antes da porteira"), a produção vegetal e animal ("dentro da porteira") e a comercialização, armazenamento, distribuição e processamentos dos produtos agropecuários de origem animal e vegetal ("depois da porteira"). Assim, é o profissional diretamente envolvido na produção de grãos, café, cana, mandioca, frutas, hortaliças, ornamentais, plantas condimentares e medicinais, bovinos, frango, suínos, pescados, pequenos animais etc. Essa produção tem que proporcionar lucro e não causar problemas ambientais e sociais. É também responsável por trabalhos de topografia e georreferenciamento, barragens, irrigação e drenagem, construções e estradas rurais, agrometeorologia, eletrificação rural, conservação dos recursos naturais (solo, água e biodiversidade), aspectos fundiários, trabalhistas etc. 

Além da produção, os engenheiros agrônomos são os principais responsáveis pela pesquisa agrícola, ensino, extensão e fiscalização rural. Exercem suas atividades profissionais tanto em empresas privadas como públicas; cada vez mais tem que ser empreendedores, criando suas próprias empresas e atuando como consultores, assessores, agentes de assistência técnica e transferência de tecnologia. Ainda atuam em paisagismo e manejo de pragas urbanas. Para isso, devem estar continuamente se atualizando, incorporando técnicas modernas como a biotecnologia, engenharia genética, tecnologia da informação, automação, nanotecnologia e agricultura de precisão. Estas são as razões que levam a sociedade a avaliar o engenheiro agrônomo como um dos profissionais mais importantes. Este profissional foi um dos primeiros, entre os que exercem atividades tecnológicas que teve suas atividades regulamentadas. Foi no dia 12 de outubro, no longínquo ano de 1933, que o então presidente Getúlio Vargas regulamentou a profissão de engenheiro agrônomo através de um Decreto. Daí comemorarmos o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo em 12 de outubro. Os engenheiros agrônomos, juntamente com os produtores rurais, são os principais responsáveis pelo desempenho do agro no Brasil, responsável por cerca de 22% do PIB (Produto Interno Bruto) do País, 33% dos empregos e 40% das exportações. Se não fosse o agro, nossa balança comercial seria negativa. É o setor que vem evitando uma crise econômica ainda maior no Brasil. Além de produzirmos alimentos para atender a demanda nacional (dependemos cada vez menos de produtos agrícolas importados), somos vistos pelo mundo como o país que mais vai contribuir para atender as necessidades de alimentos em todo o mundo. Estamos produzindo com qualidade, atendendo as exigências de mercados extremamente sofisticados. Nossos alimentos são saudáveis, contribuindo para a melhor qualidade de vida dos consumidores. 

Precisamos melhorar em diversos aspectos, como agregação de valor aos produtos agropecuários, solucionar problemas de logística, legislação ambiental, trabalhista e fundiária. Mais desafios para os engenheiros agrônomos. É fundamental que a formação destes profissionais seja cada vez melhor. Atualmente, são mais de 350 cursos de Engenharia Agronômica no Brasil, que devem primar pela qualidade. Há necessidade de rigor na autorização de abertura de novos cursos. Também há necessidade de educação continuada de qualidade, para que haja atualização e reciclagem profissional, com a incorporação de todas inovações desenvolvidas. O Brasil é um país com recursos naturais (solo, água, sol) e tecnologia para continuar produzindo cada vez mais e com sustentabilidade. Algumas tecnologias como semeadura/plantio direto, agricultura de baixo carbono, integração lavoura-pecuária-floresta etc. tem contribuído para o desempenho cada vez melhor do agro brasileiro. É importante que a população urbana, cada vez maior no Brasil, conheça e valorize o engenheiro agrônomo. É o profissional que pode contribuir para a melhoria da saúde e longevidade das pessoas, aprimoramento da tão almejada sustentabilidade, além de ajudar a superar as dificuldades econômicas e sociais do nosso País, gerando empregos e rendas. Para todos os engenheiros agrônomos: parabéns pelo seu dia! 

Sobre o CCAS O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto. O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico. Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas. A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel
PUBLIQUE NO BLOG!