Blog Esalqueanos

Coincidências (Pinduca F68)

11/09/2015 - Por marcio joão scaléa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11406 views 0 Gostei 0 Não gostei


Segunda fase do vestibular. Mesmo sem o resultado da primeira, o carnaval foi aproveitado para muito estudo, principalmente de biologia, primeira prova dessa fase. Em S.Paulo, a casa do Amigo 1 virou uma grande central de estudos : havia o grupo que prestava exame para a Agronomia, havia o grupo da Medicina, o grupo da Engenharia, alem daqueles que já cursavam uma faculdade e tentavam a última chance de uma segunda época para passar de ano. Todos muito compenetrados na rotina : a cada cinco a seis horas de estudo, uma ou duas horas para espairecer.

 

Os pais do Amigo a tudo assistiam com olímpica paciência e prestimosa atenção : lanche, refeição, café forte para a madrugada, comprimido para a dor de cabeça e a inestimável presença nas horas de stress e medo.

 

Fim do carnaval, anunciado o resultado da primeira fase, a grata surpresa : o estudo não havia sido em vão, com certeza iria lhes ser muito útil na prova de biologia. Nova viagem a Piracicaba, misto de euforia e apreensão, novamente a república emprestada, o Adolescente e os dois Amigos prontos para mais uma batalha.

 

Mais de meia noite, os três já deitados, quando alguém pergunta : "E o aparelho circulatório dos peixes? Alguém decorou?" . Mórbido silêncio, afastar das cobertas, luz acesa, apostila na mão, decorou-se o famigerado aparelho circulatório dos peixes.

 

Manhãzinha, aquele escorregar entre o sono e a vigília, outro grita :" E o aparelho reprodutor feminino das aves? Alguém sabe?".  Pulos da cama, apostila aberta, decorado o aparelho reprodutor feminino das aves.

 

Porta fechada, caminho da Escola, o terceiro levanta a questão :"Acho que vai cair uma pergunta sobre o aparelho digestivo dos ruminantes, vamos dar uma relembrada?". Novamente, a rápida revisão do aparelho digestivo dos ruminantes, durante a caminhada.

 

Sala de prova, clima tenso, silêncio profundo só quebrado pelas batidas de régua que o Gordo, futuro colega, aplicava em si e na carteira, estranho tique nervoso.

 

Prova na mão, questão 2 : "Descreva o aparelho digestivo dos ruminantes". Questão 7 :"Comente o aparelho reprodutor feminino das aves". Questão 9 :"Explique o aparelho circulatório dos peixes".

 

Significativos olhares trocados, era, como se dizia na época, "macuco no embornal".

 

Coincidências?


Marcio Joao Scaléa (Pinduca F68) é Engenheiro Agrônomo ex morador da Republica Mosteiro

PUBLIQUE NO BLOG!